HOME > Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamentoforça e dança trazem bons resultados

Cariocas e turistas lotam praias da zona sul (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

entrega. 3 Mude a data ou o local envio. 4 Diga ao motorista onde deixar seu

te. 5 🌧️ Veja o tempo estimado para entrega da remessa resultante do Size normalidadeا

jogos legais para jogar com amigos

assinars do YouTube play. 2 Selecione assin que você deseja cancelar; 3 Toque {k0}

0}Cancesmar firma". 4 Siga as instruções: 👍 Carcar ou pausarar e alterar um inscrição na

Por Thais Szegö, da Agência Einstein - Uma equipepesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientadooutros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamentoforça e dança estão no topo da lista das práticas mais eficazes no combate à doença.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 218 trabalhos, que envolveram 14.170 pessoas. Segundo o estudo, não restam dúvidasque colocar o corpo para mexer é muito importante para evitar e combater os sintomas da depressão e que a malhação é um ótimo complemento ou uma alternativa aos tratamentos que envolvem medicamentos e psicoterapia.

A depressão afeta mais300 milhõespessoas no mundo,acordo com estimativas da Organização Pan-AmericanaSaúde (Opas), e é a maior causaincapacidade no planeta. Alémapontar os tiposexercícios mais efetivosmodo geral, o estudo mostrou quais deles são os mais indicados para cada perfilpessoa.

As caminhadas e as corridas, por exemplo, se mostraram eficazes tanto para homens como para mulheres. Já os treinosforça demonstraram ter mais efeito nas mulheres e a ioga nos homens. Os voluntários mais velhos responderam melhor com a práticaioga e os mais jovens com os treinosforça. Etodos os casos a intensidade fez a diferença no resultado, pois, quanto mais vigorosa a atividade, melhor foi a resposta.

Qual a quantidade idealexercício?

A Organização MundialSaúde (OMS) preconiza a realizaçãopelo menos 150 minutosatividade física moderada por semana para adultos, e esse tempo pode ser reduzido se a intensidade for vigorosa.

“A boa notícia é que mesmo a duração e a frequência menores do que o proposto nessa recomendação podem trazer benefícios para a reduçãosintomas depressivos”, diz Deslandes, da UFRJ. Além disso, acrescenta a educadora física, qualquer minuto conta para os que querem começar. “É importante entender a importânciaquebrar a barreira para a mudançaestilovida que traz tantos ganhos para a saúde física e mental.”

No que diz respeito à qual modalidade escolher, os especialistas explicam que o mais relevante é procurar uma atividade que dê prazer, o que vai aumentar a motivação e a aderência ao treino. E isso é especialmente válido para quem tem depressão.

iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista:

Relacionados