Na Amazônia, indígenas demarcam território onde o governo está ausente
"Este não é o nosso trabalho. É obrigação do governo demarcar as terras indígenas", disse Juarez Saw, cacique da aldeia Sawré Muybu
✅ Receba as notícias do Brasil365 esporte bet e da TV365 esporte bet no Telegram do365 esporte bet e no canal do365 esporte bet no WhatsApp.
n woonews
informações Itens.
Jogador B
Jogador C
jogo do diamante na blazeAo criarem um caminho365 esporte betseis metros365 esporte betlargura através da mata densa, muitas vezes escurecida pela copa da floresta acima, os munduruku param a cada quilômetro para pregar placas nos troncos das árvores, com os dizeres: "Governo Federal, Território Sawré Muybu, Terra Protegida".
É um ato silencioso, mas desafiador,365 esporte betum povo que luta há décadas para exigir que o governo brasileiro reconheça integralmente suas terras ancestrais -- uma medida que garantiria proteção legal contra madeireiros, garimpeiros e até mesmo os projetos365 esporte betinfraestrutura do próprio governo.
"Este não é o nosso trabalho. É obrigação do governo demarcar as terras indígenas, mas eles não estão fazendo isso", disse Juarez Saw, cacique da aldeia Sawré Muybu, depois que seus homens colocaram a 20ª e última placa365 esporte betsua jornada365 esporte betoito dias no mês passado.
O território Sawré Muybu inclui cerca365 esporte bet178.000 hectares365 esporte betfloresta às margens do rio Tapajós, um afluente outrora intocado do Amazonas que ainda é um dos únicos grandes rios do Brasil sem uma represa hidrelétrica.
A área tem enfrentado invasões crescentes365 esporte betmadeireiros ilegais e garimpeiros, poluindo os rios e envenenando os peixes que alimentam os munduruku com níveis365 esporte betmercúrio potencialmente fatais.
Outro grupo365 esporte bet37 homens munduruku entrou na floresta por uma rota seguindo o rio Jamanxinzinho demarcando o lado oriental do territorio.
A luta dos munduruku para defender suas terras também é parte da batalha para impedir que a Amazônia passe365 esporte betum ponto365 esporte betdestruição sem volta,365 esporte betacordo com ambientalistas. O conhecimento, as práticas e o status legal dos povos indígenas do Brasil os tornam guardiões ideais da floresta tropical, o que é essencial para desacelerar o aquecimento global, dizem eles.
Quando os caçadores voltaram com um macaco-prego365 esporte betoutro dia, um menino munduruku correu para salvar dois bebês macacos agarrados à mãe. Ele os levou aos seus cuidados e os carregou pelo resto da caminhada365 esporte bet36 quilômetros.
Os munduruku também se depararam com acampamentos ilegais365 esporte betgarimpo365 esporte betouro na expedição,365 esporte betencontros tensos, mas pacíficos.
Desde que assumiu o poder há mais365 esporte betum ano e meio, o governo Lula reconheceu 10 novos territórios. Há 62 territórios indígenas aguardando365 esporte betassinatura, e cerca365 esporte betmais 200365 esporte betestudo ou com fronteiras delimitadas, mas ainda desprotegidos pelo governo, tornando-os vulneráveis à invasão.
Embora os defensores dos povos indígenas defendam que o governo acelere o processo, as promessas365 esporte betLula provocaram reações contrárias365 esporte betum Congresso conservador, com presença365 esporte betum poderoso lobby do agronegócio, além da pressão365 esporte betpróprios aliados políticos do governo, que dizem que mais estradas, ferrovias e usinas365 esporte betenergia são necessárias na Amazônia para gerar empregos.