Maioria das escolasseven up betsamba do Rio terá enredos sobre negritude
Das nove escolasseven up betsamba do Grupo Especial que já divulgaram o enredoseven up bet2025, sete levarão para o sambódromo temas ligados à negritude e personalidades negras
✅ Receba as notícias do Brasilseven up bet e da TVseven up bet no Telegram doseven up bet e no canal doseven up bet no WhatsApp.
no! Cada jogador recebe uma mão seven up bet 7 cartas pra começar. Para jogar, você combinará uma
de suas cartas com a 📈 carta que foi distribuída da pilha seven up bet empate. O primeiro jogador a
s.É um dos sites seven up bet jogos desbloqueados mais populares. Desfrute seven up bet uma ampla gama de
mes que podem ser jogados por 😄 pessoas seven up bet todos os tipos. HoodeMaTH é um do melhor site
casas de aposta com pixRADO: Facilita a mudança seven up bet cabo para streaming com seu plano seven up bet entretenimento seven up bet 75
nais e opções para muito mais.... 👄 Desfrute seven up bet TV Sling: O serviço seven up bet streaming seven up bet baixo
Por Brunoseven up betFreitas Moura, repórter da Agência Brasil - Das nove escolasseven up betsamba do Grupo Especial do carnaval carioca que já divulgaram o enredoseven up bet2025, sete levarão para o sambódromo da Marquêsseven up betSapucaí temas ligados à negritude e personalidades negras.Isso significa que mais da metade das 12 escolas (três ainda não fizeram anúncio) terão,seven up betalguma forma, assuntos referentes à afrodescendência na Passarela do Samba.
A divulgação mais recente é da Estação Primeiraseven up betMangueira, na última quinta-feira (25). A escolha foi pelo enredo À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões.
“Escavando o passado, seguimos os vestígios da viva presença negra na região central do Rioseven up betJaneiro desde a influência do povo bantu até a realidade atual dessa população. São corpos assolados pelo apagamentoseven up betsuas vidas, vivências e possibilidades”, explica a escola no X (antigo Twitter).
Valongo - O enredo faz referência ao Cais do Valongo, maior portaseven up betentrada forçada no Brasilseven up betafricanos escravizados. O hoje sítio arqueológico fica na região conhecida como Pequena África, centro do Rioseven up betJaneiro, que reúne traços históricos da presença africana no país.
Nas palavras da segunda maior campeã do carnaval carioca, com 20 títulos, a região é um “arquivo a céu aberto e cenárioseven up betcontraste entre tantas dores e paixões que forjaram a identidade da cidade”.
“Essa região carrega na memória, desde sempre, a cruel violência, mas também experiênciasseven up betrevolucionária liberdade e reinvenção da vida. Atrevida por essência, a alma carioca desafia a morte, celebra a vida e faz carnaval!”, conclui a verde e rosa.
No vídeoseven up betapresentação, publicado nas redes sociais, uma das matriarcas da escola, a presidente da Ala das Baianas do Salgueiro, Tia Glorinha, encena tradiçõesseven up betorigem afro, como defumaçãoseven up betambiente e benzimento, com referência a orixás.
“Sem medoseven up betmacumba, sem medoseven up betquiumba. Salvem os velhos mandingueiros, os velhos feiticeiros!”, exalta a publicação.
A escola explica que a históriaseven up betMalunguinho se passaseven up betPernambuco, na primeira metade do século 19. “O quilombo do Catucá era focoseven up betresistência e viu seu último líder, João Batista, o Malunguinho, ser duramente perseguido por seus atos libertários”.
A Paraíso do Tuiuti divulgou que contará a históriaseven up betXica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil. Nascida no Congo, Xica foi escravizada e levada para Salvador no século 16.
"Em um cenárioseven up betmuita intolerância religiosa, muito racismo no Brasil, é importantíssimo que as escolasseven up betsamba tragam histórias que contam as resistências culturais, sociais, políticas e espirituais dos seus fundadores", disse à Agência Brasil.
"As escolas foram criadas justamente por sacerdotes e sacerdotisas, ogãs e baianas que eram ligados à nossa religiosidade, nossa espiritualidade. Não há uma delas que não tenha as suas raízes nessas resistências que estão sendo contadas".
Ivanir lembra que algumas escolasseven up betsamba levam esses temas para os desfiles desde a décadaseven up bet1960 e que agora são muitas escolas.
Ele ressalta que o carnaval carioca tem enorme visibilidade no Brasil e no mundo, e enredos ligados à afrodescendência ganham ainda mais relevância no momentoseven up betque Portugal reconhece que a escravidão foi um crime que deve ser reparado.
iBest:seven up bet é o melhor canalseven up betpolítica do Brasil no voto popular
Assine oseven up bet, apoie por Pix, inscreva-se na TVseven up bet, no canal Cortesseven up bet e assista: