Aneel vê ilegalidades e decide não homologar novo estatuto da CCEE
A recusa atrasa novamente a implementação da nova governança desenhada para a instituição pelo governo federal no início do ano
ios (Lituânia, Geórgia. Bielorrússia
na
nd they are absolutely defective because TheY don't work as Rar inthe majority of
SBCs. Libertadores Cardes DO note count 👄 AsRa Res In an Icon CCB 'S Bronze&silver
SÃO PAULO (Reuters) - A diretoria da agência reguladora Aneel decidiu por unanimidade nesta terça-feira não homologar o novo estatuto da Câmarabet booComercializaçãobet booEnergia Elétrica (CCEE), apontando uma sériebet booilegalidades no texto, relacionadas a aspectos como critérios para participação no conselhobet booadministração e tempo dos mandatos.A recusa atrasa novamente a implementação da nova governança desenhada para a instituição pelo governo federal no início do ano. O ministrobet booMinas e Energia, Alexandre Silveira, vinha cobrando publicamente nos últimos meses que a Aneel avançasse com esse processo, que viabilizará novas indicações da União para o conselho da Câmara.
A homologação do estatuto da CCEE estava parada na agência reguladora desde abril. Nesta terça-feira, o diretor relator, Ricardo Tili, trouxe novamente o tema para a pauta e votou pela não homologação, acusando a CCEEbet booser "falha, omissa e imprudente" diante das ilegalidades que já haviam sido apontadas à instituição, que porbet boovez teria decidido não promover qualquer ajuste no texto antes da deliberação da Aneel.
"Entendo que os pontos são tão relevantes, representatividade, tempobet boomandato... O graubet booilegalidade que tem esse estatuto não me permite homologar parcialmente", disse Tili.
A CCEE é uma das principais instituições do setor elétrico brasileiro, agindo como viabilizadora das operaçõesbet boocomercializaçãobet booenergia, que movimentam bilhõesbet booreaisbet boocontratos dos mercados livre e regulado.
A entidade, que é regulada pela Aneel, faz gestão e liquidação financeira das operaçõesbet boocompra e vendabet booenergia no mercado livre, organiza os leilõesbet booenergia do mercado cativo, cuida da cobrançabet booencargos do setor, entre outras atribuições.
Pelas regras anteriores, o conselhobet booadministração da CCEE era composto por cinco membros, com o governo tendo direto a indicar apenas o presidente do colegiado. Os outros quatro membros eram indicações do "mercado", isto é, dos agentes dos segmentosbet boogeração, distribuição e comercializaçãobet booenergia.
Com a alteração da governança, o Ministériobet booMinas e Energia terá o direito a indicar três conselheiros para a CCEE, além do presidente, que passa a ter votobet booqualidade quando houver empate nas deliberações. O mercado mantém as outras quatro indicações.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entrebet boocontato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasilbet boo e da TVbet boo no Telegram dobet boo e no canal dobet boo no WhatsApp.
iBest:bet boo é o melhor canalbet boopolítica do Brasil no voto popular
Assine obet boo, apoie por Pix, inscreva-se na TVbet boo, no canal Cortesbet boo e assista: