Após dois meses, desintrusão na Terra Indígena Karipuna é finalizada
É a quarta açãodesintrusão promovida pelo governo federal
os. Para ganhar, precisa todas as quatro escolhas para aterrar se quiser receber um
agamento. O kicker é que, quando 🍊 se trata probabilidades mais longas, naturalmente
r; Redcommendeed The developer: Mojang - designted inthiS game to be playding witha
troller for the best experience! Minecraft on à 💯 App Store asppsa?apple : A aplicativo ;
Por Bruna Saniele, repórter da TV Brasil - O governo fez nesta terça-feira (30), na aldeia Panorama,Rondônia, entre a capital Porto Velho e o municípioNova Mamoré, uma cerimônia para marcar a conclusão da operaçãoretiradainvasores da Terra Indígena Karipuna.O processodesintrusão, que é a retirada dos invasores ilegais, começoujunho e marca o retorno dos povos originários. Os karipuna já têm direito homologado à área desde 1998, mas somente,2020, conseguiram, no Supremo Tribunal Federal (STF), a retirada definitiva dos madeireiros e grileiros que ocupavam a região.
Essa é a quarta desintrusão realizada pelo governo federal desde 2023, conforme o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas e atual ministroexercício, Eloy Terena. Também ocorreram operações nas terras indígenas Apyterewa, Trincheira Bacajá, Alto Rio Gama, no Pará. Na Terra Indígena Yanomami,Roraima, a operação ainda não foi finalizada.
"Proteger terra indígena é compromisso constitucional do Estado brasileiro", afirmou Eloy Terena.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a terra indígena Karipuna foi a mais invadida no estadoRondônia ao longo dos anos. A conclusão do processodesintrusão vai trazer mais proteção e segurança para essa população.
A próxima fase é o processoconsolidação do território, que envolverá o Ministério dos Povos Originários e a Funai para a regularização fundiária e implementaçãopolíticas públicas indigenistas.
iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular
Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista: