Falhas no diagnóstico respondem por 16% dos danos graves a pacientes
A maioria dos casos pode ser evitada; desafio é mudar a cultura das instituições e melhorar a integração entre os profissionaisblack jack 21 gratissaúde e pacientes
e copiou, Dirija-se aoCall Of dutie Mobile; Agora você pode encontrar a recompensa Em{K
0] sua correspondência no jogo! Como reivindicar 👏 premias da partida Primeprimephone 5
Para alertar sobre o tema, a OMS instituiu o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no dia 17black jack 21 gratissetembro. O objetivo é propor ações e diretrizes para minimizar falhas evitáveis e reduzir o riscoblack jack 21 gratisdanos desnecessários associados ao cuidado com a saúde. O tema central deste ano é "Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”.
“A falha no diagnóstico é o problema número umblack jack 21 gratissegurança do paciente, mas ainda é um tema pouco conhecido e pouco discutido no Brasil”, diz o médico intensivista Gustavo Janot, do Hospital Israelita Albert Einstein. “De modo geral, isso ainda não é prioridade nas instituições e não temos sequer a real dimensão da situação, pois é subnotificado e pouco estudado no nosso país”, completa a enfermeira Aline Pedroso, consultorablack jack 21 gratisQualidade e Segurança do Paciente no Einstein.
E não se trata apenasblack jack 21 gratiserro médico. “As falhas são muito mais amplas e incluem falhas no modeloblack jack 21 gratiscuidado (comunicação entre profissionais, transição do cuidado, laudosblack jack 21 gratisexames, disponibilizaçãoblack jack 21 gratisespecialistas) e falhas cognitivas”, explica Janot.
Também pode haver problemasblack jack 21 gratistreinamento, coordenaçãoblack jack 21 gratiscuidado eblack jack 21 gratisprotocolos. Sem contar o papel do paciente, que é essencial. “Muitas vezes, o paciente chega tarde ao sistemablack jack 21 gratissaúde, ou não adere ao tratamento, ou não conta toda a verdade”, observa Janot. “Por isso, devem ser encorajados a participar do processo diagnóstico, perguntar, detalhar seu histórico e conhecer todo o seu tratamento”, diz o médico. A enfermeira concorda: “Temos que envolvê-lo para que ele se torne parte do processo."
A boa notícia é que é possível reduzir os riscos dessas falhas. “Mas, para isso, é preciso uma grande mudança cultural”, frisa Janot. “Tanto do lado dos profissionais da saúde quanto das pessoas que buscam atendimento.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entreblack jack 21 gratiscontato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasilblack jack 21 gratis e da TVblack jack 21 gratis no Telegram doblack jack 21 gratis e no canal doblack jack 21 gratis no WhatsApp.
iBest:black jack 21 gratis é o melhor canalblack jack 21 gratispolítica do Brasil no voto popular
Assine oblack jack 21 gratis, apoie por Pix, inscreva-se na TVblack jack 21 gratis, no canal Cortesblack jack 21 gratis e assista: