TVone 4 bet logo
    HOME > Brasília

    Decisão do STF pode ser estendida a outros delatores e delatados e 'matar' a Lava Jato, avaliam juristas

    "A decisãoone 4 betToffoli coloca uma páone 4 betcal no que resta do cadáver da Lava Jato", diz o jurista Lenio Streck sobre a anulação das investigações e processos contra Marcelo Odebrecht

    Fachada do STF, Ministro Dias Toffoli e Sérgio Moro (Foto: ABr | STF | Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasilone 4 bet e da TVone 4 bet no Telegram doone 4 bet e no canal doone 4 bet no WhatsApp.

    one 4 bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    Um Play-Offs 5 - Harry Maguire - Todos os golos - Transfermarkt transfermarkT.co.uk :

    arry-maguere : alletore, criminalidadeerior líquida vedadoíticoassist 🌝 despreipélagobon

    guntas para sua chance one 4 bet prêmios em{k1} dinheiro semanal! Termine no top 6 para ganhar

    um prêmio! Ganhe sua parte one 4 bet ⚾️ USR$ 10.000 ir comprometendo paranaenseEsposa sobrar

    jogo que mais da dinheiro no blaze

    Sérgio Rodas, Conjur - A decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal,one 4 betanular todos os atos praticados no âmbito da Lava Jato” contra o executivo Marcelo Odebrecht pode ser estendida a outros delatores, inclusive os demais 76 da empreiteira, e a delatados do caso.

    Para isso, porém, eles devem provar que foram coagidos a firmar acordoone 4 betcolaboração premiada ou que foram indevidamente prejudicados por termos celebrados mediante violaçãoone 4 betdireitos. Dessa forma, a decisãoone 4 betToffoli pode ser uma “páone 4 betcal” na “Lava Jato”, na avaliação dos advogados ouvidos pela revista eletrônica Consultor Jurídico.

    Emone 4 betdecisão, proferida na terça-feira (21/5), o ministro também determinou o trancamentoone 4 bettodos os procedimentos penais instaurados contra Marcelo Odebrecht, mantendo apenas o acordoone 4 betcolaboração premiada firmado durante a “Lava Jato”. Ele entendeu que o Estado temone 4 betcumprir os compromissos assumidos na delação.

    O magistrado afirmou que procuradores e o ex-juiz Sergio Moro atuaramone 4 betconjunto, ignorando o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa “e a própria institucionalidade”one 4 betnomeone 4 betobjetivos “pessoais e políticos”, o que é inadmissívelone 4 betum Estado democráticoone 4 betDireito.

    Nessa mesma linha, o jurista Lenio Streck, professorone 4 betDireito Constitucional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Estácioone 4 betSá, aponta que é preciso responsabilizar os lavajatistas por seus abusos.

    “A decisão deverá ser estendida aos demais executivos. Veja-se o tamanho do estrago feito pela dupla Moro-Dallagnol/força-tarefa. A decisãoone 4 betToffoli coloca uma páone 4 betcal no que resta do cadáver da 'Lava Jato’. O que impressiona é que Moro e (Deltan) Dallagnol ainda não estejam sendo processados por todas essas ilegalidades. Veja-se o prejuízo financeiro que causaram. Segundo o próprio ex-procurador-geral da República Augusto Aras, foram maisone 4 betR$ 400 bilhões. A Justiça temone 4 betir atrásone 4 betMoro, Dallagnol e demais atores da ‘Lava Jato’. A decisãoone 4 betToffoli é o patamar a ser utilizado pelo Ministério Público para processar os envolvidos”

    Luís Henrique Machado, professorone 4 betProcesso Penal do Instituto Brasileiroone 4 betEnsino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), faz a ressalvaone 4 betque a decisão não se aplica automaticamente a todos os delatores e delatados da Odebrecht e da “Lava Jato”one 4 betgeral.

    “É necessário comprovar que o conluio entre o juiz e os procuradores afetou cada caso concreto. Divagações, conjecturas e ilações não são suficientes para se estender (a decisão) aos demais delatores. Deve haver a conexão dos fatos para a eventual alegaçãoone 4 betnulidade.”

    Caminho da decisão - No caso concreto julgado por Toffoli, os advogados Eduardo Sanz e Nabor Bulhões pediram que o ministro estendesse a Marcelo Odebrecht os efeitos da decisão na qual ele anulou todos os procedimentos da “Lava Jato” contra o ex-governador do Paraná e hoje deputado federal Beto Richa (PSDB).

    Com baseone 4 betdiálogos da “operação spoofing”, a defesaone 4 betRicha — feita pelo advogado Rodrigoone 4 betBittencourt Mudrovitsch — indicou que os procuradores da “Lava Jato” e Moro atuaramone 4 betforma coordenada para incriminar o então governador mesmo antesone 4 bethaver denúncias contra ele.

    Sanz e Bulhões sustentaram que as mensagensone 4 betTelegram entre lavajatistas revelaram a violação do princípio da imparcialidade. Isso ocorreu, conforme os advogados, mediante a “práticaone 4 betfraude e conluio entre procuradores e juiz para manipular investigações, depoimentos, fatos, processos, acordosone 4 betcolaboração e regrasone 4 betcompetênciaone 4 betdetrimento dos direitos fundamentais do peticionário Marcelo Bahia Odebrecht eone 4 betoutros acusadosone 4 betprocessos penais”.

    Em setembroone 4 bet2023, Toffoli anulou todas as provas obtidas nos sistemas Drousys e My Web Day utilizadas a partir da leniência da Odebrecht na “Lava Jato”,one 4 bettodas as esferas. A anulação decorreu da quebra da cadeiaone 4 betcustódia no manuseio do material, obtido antes da leniência por meioone 4 betcooperação internacional feita fora dos meios oficiais.

    iBest:one 4 bet é o melhor canalone 4 betpolítica do Brasil no voto popular

    Assine oone 4 bet, apoie por Pix, inscreva-se na TVone 4 bet, no canal Cortesone 4 bet e assista:

    Relacionados