HOME > Poder

"Este país não pode retroceder", afirma Lula ao lançar laboratório Orion

Presidente defendeu o avanço das pesquisas e dos investimentosciência e tecnologia

Lula inaugura laboratórioCampinas (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

You play this game on

throughout the game and in every new world!

dispersom para lá comerciantes No século 17? 5 Países estrangeiros que falam YORUBA -No

r from França FC and Stade Saint -Germain; LyonSaint–Étienne F (C) do Wikipedia

0}

247 – Na tarde desta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônialançamento da pedra fundamental do laboratório Orion, um marco na retomada dos investimentos no complexopesquisa científica Sírius, localizado no Centro NacionalPesquisaEnergia e Materiais (CNPEM),Campinas (SP). A iniciativa visa tornar o Brasil autossuficiente na área da Saúde, com o desenvolvimentoprodutos e tratamentos avançados.

Emfala, Lula destacou a importânciaavançar na ciência e tecnologia, especialmente após um períodoestagnaçãoinvestimentos durante o governo anterior. "Nós estamos tentando fazer uma recuperação do tempo que nós perdemos ao longotantos e tantos anos", declarou o presidente, ressaltando a necessidadeprogresso contínuo: "Este país não pode retroceder, este país tem que se transformarum grande país, numa economia forte,um povo informado e bem preparado, e isso dependegente inteligente como vocês".

A ministraCiência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, mencionou os desafios enfrentados com o contingenciamentoverbas do Fundo NacionalDesenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que foram superados com a nova gestão. Ela reforçou que o laboratório Orion também ajudará a reduzir a dependência externa na áreasaúde, destacando o déficitR$ 20 bilhões a R$ 25 bilhões na balança comercial do setor, conforme cálculos do BNDES.

Alémsuas palavras motivadoras, Lula dirigiu-se à audiência, composta por pesquisadores, alunos e técnicos, afirmando que o futuro do país também "dependeincentivo e investimento estatal", aspectos reforçados pelas falasoutras autoridades presentes, como Nísia Trindade, da Saúde. O Orion operará com tecnologias avançadas, sendo o primeiro laboratório na América Latina com instalaçõesalta e máxima contenção biológica, o que possibilitará importantes avanços no estudopatógenos.

iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista:

Relacionados