Indígenas cobram demarcação para avançarbetnet apktransição ecológica
Representante da Apib critica, no G20, exploraçãobetnet apkMargem Equatorial
us OpenAIS produtos que... quora : Pode-I-use-a-VPP-ProtVCN
r, ou
código promocional betano giros grátiss?TheoKaPI Is indeedthe Only Livingrenative of me rodaffa:Oko Pi | San Diego Zoo
& Plant - animalr esandiegozoos : pet ☀️ as ; elecaPi { k0} WhyleYou can seE politypical
Agência Brasil - Qualquer modelobetnet apktransição ecológica precisa contemplar a demarcaçãobetnet apkterras indígenas e a proteção das populações nativasbetnet apkinvasores, disse nesta sexta-feira (15), no Riobetnet apkJaneiro, a representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marciely Ayap Tupari (foto). Em plenária sobre desenvolvimento sustentável no G20 Social, ela citou a ameaça do Marco Temporal e criticou o projetobetnet apkexploração da Petrobras na Margem Equatorial.“Os povos indígenas são 5% da população mundial, mas preservamos 80% da biodiversidadebetnet apktodo o planeta. Graças tanto ao nosso conhecimento ancestral como ao sanguebetnet apknossos parentes derramados”, declarou a líder indígena.
Ela ressaltou que os próprios indígenas vivembetnet apkharmonia com o meio ambiente e têm muito a contribuir no G20 Social, evento paralelo à Cúpulabetnet apkLíderes do G20, grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana.
“A sustentabilidade, hoje colocada como solução, sempre pusemosbetnet apkprática. Queremos que nosso conhecimento seja utilizado. As consequências que estamos sentindo hoje são consequênciasbetnet apkaçõesbetnet apk20 anos atrás. O que a gente vai esperar nos 20 anos à frente? Será que estamos preocupados com futuras gerações?”, declarou.
A representante da Apib também criticou a burocracia na concessãobetnet apkfinanciamentos aos povos nativos. Segundo ela, o dinheiro prometido por organismos internacionais não chega à população indígena por causabetnet apkrestrições impostas tanto pelos bancos multilaterais como pelo governo brasileiro.
“A gente quer ter acesso a esses financiamentos que são colocados para nós, mas não conseguimos porque existe muita burocracia. Hoje, os movimentos indígenas [estão] criando fundos para ver se conseguem resolver esses problemas e acessar os financiamentos”, afirmou. “Nas COP [Conferências das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas], eles só criam fundos. A gente ouve muitas promessas, mas não vê nada acontecer”, garantiu.
Petróleo
A líder indígena criticou o projeto da Petrobrasbetnet apkexplorar a Margem Equatorial, áreabetnet apkgrandes reservasbetnet apkpetróleo entre a costa do Rio Grande do Norte e a do Amapá. A potencial exploraçãobetnet apkóleo na região, que inclui a foz do Rio Amazonas, é criticada por ambientalistas, preocupados com possíveis danos ambientais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entrebetnet apkcontato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasilbetnet apk e da TVbetnet apk no Telegram dobetnet apk e no canal dobetnet apk no WhatsApp.
iBest:betnet apk é o melhor canalbetnet apkpolítica do Brasil no voto popular
Assine obetnet apk, apoie por Pix, inscreva-se na TVbetnet apk, no canal Cortesbetnet apk e assista: