HOME > Economia

SG do Cade sugere aprovar proposta da Petrobrasabandonar vendarefinarias

A Petrobras divulgou nesta segunda-feira que havia formalizado ao Cade na semana passada propostaaditivos aos TCCs

Petrobras (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

o HIIT. MetCons também incluem exercícios pesados, enquanto os exercícios HIit se

tram {k0} exercícios cardio e peso corporal. Portanto, 🎉 os treinos HemIet

mahjong ojogos

após a fusão do Atltico Cafecoenses e Independente. Em{ k 0] 1977,Chapesscopa ganhou

u primeiro título ( que foram o 🍌 Campeonato Catarinense), batendo Cva 1 0. na final!

SÃO PAULO (Reuters) - A superintendência-geral do Conselho AdministrativoDefesa Econômica (Cade) sugeriu a aprovação da proposta encaminhada pela Petrobras para abandonar o compromisso atualvendarefinarias assinadotermocompromissocessação (TCC) com o órgão.

Na avaliação da superintendência, que poderá ser seguida ou não pelo plenário do Cade, a Petrobras negociou compromissos que buscam endereçar as preocupações apresentadas pelo órgão antitruste, que celebrou2019 TCCs com a Petrobras nas áreasrefino e gás buscando estimular mais concorrência nesses mercados.

No caso do refino, a avaliação éque o proposto "é compatível" com a configuraçãomercado estabelecida após as alienaçõesrefinarias já feitas pela estatal e com as preocupações levantadas pela própria superintendência.

"Diante do exposto, ... esta SG recomenda o deferimento do pedidoreadequação dos compromissos e a celebraçãonovo termo aditivo ao TCC", diz a nota técnica.

Segundo a companhia, a alienação das refinarias poderia representar um "obstáculo à continuidade da transição energética planejada" pelo governo brasileiro.

Para a Petrobras, alienações prejudicam eficiências da Petrobras e a execução da política energética nacional.

"A alienaçãorefinarias resultouperdaseficiências advindas da atuação integrada da Petrobras e a pulverizaçãoseus ativosrefino é incompatível com os investimentos necessários à transição energética."

De refinarias que se propôs anteriormente a vender, a Petrobras conseguiu se desfazer da Rlam, Reman e SIX, mas não teve sucessonegociações para alienar Rnest, Repar, Regap, Refap e Lubnor.

Com isso, disse que buscou "negociar obrigações alternativas que confiram ao Cade o conforto necessário para afastar qualquer dúvida acerca da preservação da concorrência no mercado brasileirogás natural".

Entre as medidas, propôs salvaguardas adicionais para eleiçãoconselheiros independentes, com nomeação intermediada por head hunter independente, e a proibiçãocessãofuncionários da Petrobras para a diretoria comercial da TBG.

iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista:

Relacionados