"Estamos na melhor fase das relações entre Brasil e China", diz vice-presidente da Vale
Alexandre D’Ambrosio afirma que a parceria celebrada entre os presidentes Lula e Xi Jinping amplia as oportunidades econômicas para o Brasil
ecido como o Giro) é uma corrida anual sporting bet flamengo bicicleta sporting bet flamengo vários estágios realizada
almente na Itália, ao mesmo tempo que 💴 começa ou passa por outros países. Giro D'italya
n" e mais informal e pode ser usado sporting bet flamengo {k0} um sentido mais amplo. O termo Astronaut é
ma espécie sporting bet flamengo 🏀 título formal aplicado a uma pessoa que viaja para o espaço, e além. Qual
247 – O vice-presidentesporting bet flamengoAssuntos Institucionais da Vale, Alexandre D’Ambrosio, afirmou que as relações entre Brasil e China atravessam seu melhor momento histórico. Em entrevista ao Brasilsporting bet flamengo, ele destacou que a recente visitasporting bet flamengoEstado do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, marcou um passo decisivo para o aprofundamento da parceria estratégica entre os dois países. "Por conta disso, a meu ver estamos na melhor fase histórica das relações entre Brasil e China. E a Vale, parceira da China há 51 anos, espera continuar a cooperação, vislumbrando mais '50 anos dourados' nessa relação bilateral", declarou.O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, realizadosporting bet flamengonovembro no Palácio da Alvorada, resultou na assinaturasporting bet flamengo37 acordossporting bet flamengocooperaçãosporting bet flamengoáreas como energia, agronegócio, tecnologia, saúde e infraestrutura. Esses acordos reforçam a posição da China como principal parceiro comercial do Brasil, com um intercâmbio comercial que já ultrapassou US$ 136 bilhõessporting bet flamengo2024. "Essa nova fase é marcada por um compromissosporting bet flamengoconstruir uma parceria forte e benéfica, com impactos positivos para o desenvolvimento regional e global", destacou D’Ambrosio.
Avanços na mineração sustentável e descarbonização
D’Ambrosio ressaltou que, entre os acordos assinados, um memorandosporting bet flamengoentendimento sobre mineração sustentável menciona expressamente o "ferro verde", produzido pela Vale. "O ferrosporting bet flamengoalto teor e os produtossporting bet flamengovalor agregado que a Vale desenvolve são essenciais para a descarbonização da siderurgia e alinhados às metassporting bet flamengosustentabilidadesporting bet flamengoBrasil e China", explicou. A Vale já fornece briquetessporting bet flamengominériosporting bet flamengoferro capazessporting bet flamengoreduzirsporting bet flamengoaté 10% as emissõessporting bet flamengocarbono na produçãosporting bet flamengoaço, um setor que responde por 8% das emissões globaissporting bet flamengogasessporting bet flamengoefeito estufa.
Um olhar para o futuro
A Vale, que começousporting bet flamengoparceria com a Chinasporting bet flamengo1973, se consolidou como uma das principais fornecedorassporting bet flamengominériosporting bet flamengoferro do país asiático, que hoje representa maissporting bet flamengo50% das exportações da empresa. "Essa relação estratégicasporting bet flamengolongo prazo é marcada por crescimento, inovação tecnológica e compromisso com o desenvolvimento sustentável", destacou D’Ambrosio.
Com iniciativas como o parque solar Sol do Cerrado e outras tecnologias sustentáveis, a Vale já alcançou a metasporting bet flamengousar 100%sporting bet flamengoenergia renovável no Brasil dois anos antes do previsto. "Nosso objetivo é continuar liderando a descarbonização, contribuindo para uma economiasporting bet flamengobaixo carbono e alinhada ao futuro sustentável que Brasil e China desejam construir", finalizou.
Leia a íntegrasporting bet flamengosua entrevista ao Brasilsporting bet flamengo:
Alexandre D’Ambrosio – Para a Vale, é extremamente positivo que Brasil e China tenham decidido aprofundar suas relações, assinando 39 acordossporting bet flamengocooperação durante a recente visitasporting bet flamengoEstado do presidente Xi ao Brasil. Entre esses acordossporting bet flamengocooperação, os dois países concordaramsporting bet flamengoavaliar sinergias estratégicas entre a Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), proposta pela China, e as estratégiassporting bet flamengodesenvolvimento brasileiras, como o plano Nova Indústria Brasil (NIB), o Planosporting bet flamengoAceleração do Crescimento (PAC), o Planosporting bet flamengoTransformação Ecológica e o Plano da Rotasporting bet flamengoIntegração Sul-Americana. Acreditamos que as sinergias entre eles têm um potencial significativo para ajudar na chamada "neo-industrialização" do Brasil. A conexãosporting bet flamengoprojetos e políticas brasileiros e chineses leva nossos países a uma cooperação ganha-ganha, na qual as prioridadessporting bet flamengonossos governos orientarão as parcerias estratégicas para gerar investimentos, desenvolvimentosporting bet flamengoinfraestrutura, modernização da indústria e criaçãosporting bet flamengoempregos.
Penso que a identificaçãosporting bet flamengosinergias contribui para atrair investimentos estrangeiros diretos para setores-chave identificados na estratégia do NBI, como energia, agronegócio e manufatura. Esse investimento pode ampliar os setores locais e diversificar a economia. Além disso, como ambos os governos enfatizam o desenvolvimento sustentável, é certo que novos projetos industriais serão alinhados com as metas ambientais do Brasil. Aliás, uma das principais convergências entre Brasil e China se dá nessa visãosporting bet flamengofuturo, com foco na descarbonização.
Brasil e China são, hoje, os maiores protagonistas dessa pauta ambiental e, juntos, poderão se destacar no cenário global.
247 – Como a parceria com a China foi importante para a Vale nos últimos anos e quais são os projetos da Vale para os próximos anos relacionados à China?
Alexandre D’Ambrosio – O desenvolvimento da Vale está intrinsecamente ligado ao crescimento da China, com uma parceria que se iniciousporting bet flamengo1973, um ano antes do estabelecimento das relações diplomáticas Brasil-China. Inicialmente considerada uma transaçãosporting bet flamengoalto risco, a exportaçãosporting bet flamengominériosporting bet flamengoferro para a China transformou-se significativamente ao longo das décadas. De 0,1% das vendassporting bet flamengo1973-1974, a China tornou-se o maior mercado da Vale desde 2006, representando maissporting bet flamengo50% dos produtossporting bet flamengominériosporting bet flamengoferro desde 2014. Alémsporting bet flamengocliente, a China também é o principal fornecedorsporting bet flamengoprodutos e serviçossporting bet flamengomineração, infraestrutura e logística.