Brasil amplia 'PAC da Integração',plano que deve impulsionar o comércio com países vizinhos e asiáticos
Projeto foi demandado pelo presidente Lula e vai reforçar o comércio do Brasil na América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte até mercados externos
ano, Toinxshimann)em{ k 0); 14 mercados e empregando mais 2.000 pessoas Em {k0} 'K1]
quatro continentes. Sobre nós -Aprenda nossa ♣️ história Kaizengaming kaizángoing
A Rota 2, agora renomeada como Rota Amazônica, passará a conectar Manaus a quatro importantes portos no Oceano Pacífico: Tumaco (Colômbia), Manta (Equador), e Paita e Chancay (Peru). O traçado original previa apenas a ligação entre Manaus e Manta, mas a ampliação é vista como uma estratégia chave do governo do presidente Lula (PT) para aumentar a integração com a Ásia.
Com a expansão, o governo brasileiro pretende não só melhorar a infraestrutura logística, mas também reduzir significativamente o tempo e os custostransportemercadorias. Estima-se que a nova rota encurtará7 mil quilômetros a distância percorrida pelos produtos brasileiros até os mercados asiáticos, resultandouma economiaaté 20 dias no tempotransporte. Isso representa uma vantagem competitiva crucial, especialmente para o agronegócio brasileiro, que poderá escoarproduçãomaneira mais eficiente.
A criação do megaportoChancay, no Peru, com um investimentoUS$ 3,6 bilhões (R$ 18,4 bilhões) e inauguração prevista para novembro deste ano, é um dos marcos deste projeto. O porto deverá movimentar 1 milhãocontêineres e 6 milhõestoneladascarga por ano inicialmente. A expectativa é que Chancay se torne um ponto estratégico para o agronegócio brasileiro, desviando parte do tráfego marítimo que hoje depende do PortoSantos, voltado para o Atlântico.
iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular
Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista: