Chico Buarque integra patrimônio da sensibilidade brasileira
Professora fala sobre obra do artista, que hoje (19) completa 80 anos
rar após o exercício, se vestir ou andar por uma sala. Mas à medida que o coração fica
ais fraco, pode 🤶 sentir-se sem fôlego, mesmo quando se deita. Consulte o seu médico se
estrategia para roleta onlinefalta cbet withdraw forma como a principal razão para sua omissão. Lionel SCaloni dá uma razão
tal para não chamar Alejandro 7️⃣ Garnancho... goal : en-us ; listas.
Por Gilberto Costa, repórter da Agência Brasil - Cinquenta e oito anoscbet withdrawcarreira, 537 canções, 1.302 gravações, 50 discos (próprios ou com parceiros,cbet withdrawestúdio ou ao vivo), quatro peçascbet withdrawteatro, uma novela, um livrocbet withdrawcontos e seis romances – o próximo, Bambino a Roma, será publicadocbet withdrawagosto. Esse é o legado do compositor, dramaturgo e escritor Chico Buarquecbet withdrawHollanda, que nesta quarta-feira (19) comemora 80 anos junto com a família,cbet withdrawParis.A vasta obracbet withdrawChico é objetocbet withdrawmaiscbet withdrawuma dezenacbet withdrawlivros, alguns lançados nesta celebração octogenária. Entre os autores, se destaca Adélia Bezerracbet withdrawMeneses, professoracbet withdrawteoria literária na Universidade Estadualcbet withdrawCampinas (Unicamp) e na Universidadecbet withdrawSão Paulo (USP). Ela escreveu três livros sobre o artista, o último Chico, Buarque ou a Poesia Resistente – Ensaios sobre as Letrascbet withdrawCanções Recentes (editora Ateliê), estácbet withdrawfinalização gráfica.
Adélia foi militante estudantil na décadacbet withdraw1960, trabalhou com alfabetizaçãocbet withdrawadultos com o método Paulo Freirecbet withdrawuma vila operáriacbet withdrawOsasco, assistiu com “igual paixão” a reuniões da Ação Popular (AP) e aos festivais da MPB no Teatro Paramount (TV Record). Fez mestrado e doutorado sob a orientaçãocbet withdrawAntonio Candido, professor no Departamentocbet withdrawTeoria Literária e Literatura Comparada da USP. A tese foi publicadacbet withdrawlivro Desenho Mágico - Poesia e Políticacbet withdrawChico Buarque, que ganhou o Prêmio Jabuticbet withdraw1982, na categoria Ensaio.
A seguir, os principais trechos da entrevista que Adélia Bezerracbet withdrawMeneses concedeu por escrito à Agência Brasil.
Como se efetiva essa resistência na obracbet withdrawChico Buarque? No lirismo nostálgico, a recusa do presente opressor se dá por uma volta ao passado, seja o passado individualcbet withdrawcada um, que é a própria infância, comocbet withdrawJoão e Maria e Maninha; seja o passado coletivo, da sociedade pré-industrial,cbet withdrawque as relações humanas não eram degradadas pela estandardização e massificação, comocbet withdrawRealejo, ou A Banda.
Na vertente crítica, há a recusa do presente adverso, ferindo-o através da crítica social, sejacbet withdrawforma direta, comocbet withdrawConstrução, Angélica e O Meu Guri; seja através das ricas modulaçõescbet withdrawque se reveste a ironia, comocbet withdrawMulherescbet withdrawAtenas, Bye Bye, Brasil, Bancarrota Blues, etc. Quanto às cançõescbet withdrawprotesto, como Apesarcbet withdrawVocê, Cálice e Quando o Carnaval Chegar, originam-se no vértice da crítica e da utopia. Assim, Apesarcbet withdrawVocê, que se tornou uma espéciecbet withdrawhino oficial contra a ditadura, recusacbet withdrawum presentecbet withdrawopressão e esperacbet withdrawum “amanhã” que hácbet withdrawser um outro dia.
Na variante utópica verifica-se a recusa da realidade opressora, projetando-se para um tempo-espaço outros,cbet withdrawque não se daria mais o reino da falta da liberdade, da exploração e do simulacro. São canções que cantam o “dia que virá”, ou propõem um futurocbet withdrawque se dará a reconciliação do homem consigo próprio e com o mundo. Delas, a paradigmática é O Que Será, visionária e épica, um canto libertário, erótico e político.
Uma observação importante é que,cbet withdrawseu prosseguimento, a utopia rareia cada vez mais na produçãocbet withdrawChico Buarque. De fato, difícil utopia essa dos anos que atravessamos, contra o panocbet withdrawfundo do capitalismo multinacional e da pasteurização dos projetos revolucionários. Que princípio esperança resta para ser afirmado num mundo que verga ao fim da história” e que o novo perdeucbet withdrawforça mobilizadora?
Temos aqui, como se vê, um casocbet withdrawque a avaliação do público e a autoavaliação do artista convergem. E, um pouco antes, no mesmo discurso, ele tinha citado Viniciuscbet withdrawMoraes, amigocbet withdrawsua família, para quem a palavra cantada talvez fosse “simplesmente um jeito mais sensualcbet withdrawfalar a nossa língua.” Talvez esteja aqui a explicação para a penetração da canção popular, que vai mais fundo que o texto escrito ficcional: a canção, palavra cantada, nos pega sensorialmente.
Sua pergunta também dá oportunidade para uma última observação: écbet withdrawse notar, na dramaturgiacbet withdrawChico Buarque, a importância das canções, muitas vezes estruturando o enredo das suas peças. E algumas se autonomizaram, descolando-se da ação dramática onde se originaram: é o casocbet withdrawPedaçocbet withdrawMim (da Ópera do Malandro),cbet withdrawCala a Boca, Bárbara (da peça Calabar), de Gota d´Água e de Roda Viva (das peças de, respectivamente, mesmo nome). Elas ganharam tal força que são cantadas sem que se faça referência ao texto dramáticocbet withdrawonde provieram.
Agência Brasil: Sua tese que resultou no livro Desenho Mágico foi orientada pelo professor e crítico literário Antonio Candido, amigo dos paiscbet withdrawChico Buarque – Maria Amélia e Sérgio Buarquecbet withdrawHollanda. Eles leram os originais do seu trabalho. O escritor Humberto Werneck conta que o próprio Chico Buarque ligou para a senhora apóscbet withdrawaprovação no doutorado. Como foi a relação com o seu objetocbet withdrawestudo? Chico leu seus livros sobre ele?
Adélia Bezerracbet withdrawMeneses: De fato, o professor Antonio Candido me apresentou ao professor Sérgio e à dona Maria Amélia, pessoascbet withdrawuma extraordinária riqueza afetiva. Eles leram o meu trabalho e logo providenciaram para que um exemplar chegasse às mãos do Chico – e o portador foi ninguém mais nem menos que o Darcy Ribeiro. E eu pude conversar com o Chico ainda antes da publicação do livro, resolvendo alguns problemas –cbet withdrawgeral,cbet withdrawestabelecimentocbet withdrawtexto.
Quanto àcbet withdrawpergunta sobre a relação com o “objetocbet withdrawestudo”, criou-se na [minha] família um anedotário cercando as comunicações com o Chico, já famosíssimo. No dia do doutorado, na festinhacbet withdrawcomemoração,cbet withdrawque estavam presentes o professor Sérgio e dona Maria Amélia, tocou o telefone e quando a pessoa que atendeu a ligação do Riocbet withdrawJaneiro perguntou quem queria falar com a Adélia, a resposta foi: "é a tese”. As brincadeiras continuavam: posteriormente à publicação, quando o livro ganhou o Prêmio Jabuti, seu telefonema cumprimentava pelo “recebimento da tartaruga.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entrecbet withdrawcontato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasilcbet withdraw e da TVcbet withdraw no Telegram docbet withdraw e no canal docbet withdraw no WhatsApp.
iBest:cbet withdraw é o melhor canalcbet withdrawpolítica do Brasil no voto popular
Assine ocbet withdraw, apoie por Pix, inscreva-se na TVcbet withdraw, no canal Cortescbet withdraw e assista: