Com caso Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportadosvoos
Empresas reuniram-se com MinistérioPortos e Aeroportos e Anac. Companhias devem apresentar medidas para melhorar serviçovoos domésticos e internacionais
No encontro, comprometeram-se aindaapresentar,dez dias, propostas e sugestões para melhorar as condições do transporte aéreoanimaisvoos domésticos e internacionais.
A reunião ocorre após a morte do golden retriever Joca,5 anos, na última segunda-feira (22), depoister sido enviado para o destino errado pela Gol.
Procurada pela Agência Brasil, a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro, disse que o setor irá contribuir para a solução. “Nós, do setor aéreo, estamos juntos com o Ministério dos Portos e Aeroportos imbuídoscontribuir, garantindo acimatudo a segurança, que é um elemento fundamental e prioritário do transporte aéreo”, declarou.
As regras atuais são válidas para todas as espéciesanimaisestimação (pets), incluindo cães-guia eapoio emocional (animaiscompanhia que ajudam o indivíduo a lidar com aspectossaúde mental e emocional).
A portaria ainda trata das obrigações do transportador aéreo, como deixar claro como deve ser despachado o animal (se na cabinepassageiros ou no compartimentobagagem e carga da aeronave); a cobrança do serviço; espécies admitidas; franquiapeso; e quantidadeanimais por voo, entre outras regras.
MEDIDAS - Com a morte de, Gol suspendeu por 30 dias o serviçotransporteanimais no porão das aeronaves.
Nessa quarta-feira, a Anac instaurou processo administrativo para apurar os motivos que levaram à morte do golden e solicitou informações à companhia aérea sobre as condiçõestransporte dele.
A defensora dos animais Luisa Mell cobrou protocolos rígidossegurança. “Nossos peludos não são objetos! Não podem ser tratados como malas! “Quantos animais terão que morrer para que alguma atitude concreta seja tomada?”, questionou.
O Instituto PatruskaProteçãoAnimais e Meio Ambiente pede aos parlamentares a aprovação da Lei Joca, argumentando que porãoavião é um ambiente estranho e inseguro aos animais.
A primeira-dama Janja Lula Silva declarou, na rede X, ao lado do ministro Silvio Costa Filho, que a morteJoca deixou todos abalados. Os dois citaram medidas adotadas até o momento.
Diversos tutores têm prestado homenagens a Joca, nas redes sociais, e pedem que os animais sejam tratados com dignidade nos aviões. Em um vídeo, quatro cães da mesma raçaJoca, um poodle, um vira-lata (sem raça definida) e três gatos exibem cartazes pedindo justiça por Joca e dizem que não são bagagem.