Brasil terá Pé-de-Meia para licenciaturas, diz ministro da Educação
Camilo Santana participa hojereunião no G20,Fortaleza
m o lado italiano entre 1984 e 1991. Maradona atingiu o pico sua carreira com Napoli
e herdou a capitania 🌝 logo após sua chegada ao clube. 38 anos atrás hoje, Diego Armando
cartoes sportingbetAgência Brasil - O governo federal deverá apresentar,novembro, um conjuntoações para valorizar os professores brasileiros da educação básica,acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana. Entre as medidas está o Programa Pé-de-Meia para as licenciaturas, ou seja, bolsas para apoiar estudantes que ingressem na universidade para seguir a carreira docente.De acordo com Santana, as ações seriam anunciadasoutubro, aproveitando o Dia do Professor, no dia 15outubro, mas precisou ser remanejado por “problemas do pontovista orçamentário”, afirmou o ministro. Outro anúncio a ser feito será um concurso unificado para professores no Brasil, uma espécieExame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a contrataçãoprofessores para as escolas.
O programa será por adesão das redes, tanto municipais como estaduais. “Estou adiantando aqui como é que vai ser,primeira mão. Mas um dos pontos que acho importante é a sociedade compreender a importância do reconhecimento e da valorização dos professores no nosso país. Isso é uma discussão no mundo inteiro.”
Sobre o Pé-de-Meia para os professores, o ministro antecipou que se trataum incentivo para jovens que queiram seguir a carreira docente. “Dentro dessas ações vai ter um incentivo, que vai ser até o Pé-de-Meia da licenciatura, que é para estimular jovens que estão fazendo Enem já possam ingressar na universidade com uma bolsaapoio.”
“Eu acho que a educação não podia ter teto. A educação não podia ter essa limitação, até porque a gente vai continuar sempre sendo um país que quer ser desenvolvido por conta dessa restrição orçamentária da educação. Nenhum país do mundo, você pode olhar a história, olha a China, olha a Coreia, olha Singapura, olha a Finlândia, cresceu, se desenvolveu sem investir na educação”, afirmou.
G20
O ministro Camilo Santana participa nesta quarta-feira (30) da reunião dos ministrosEducação do G20,Fortaleza. O encontro é a etapa que antecede a CúpulaLíderes do G20, que encerra a agenda do grupo e na qual será definido o documento final do encontro, ocorre nos dias 18 e 19novembro2024, no RioJaneiro.
A valorização dos professores e a priorização da educação nos países são temasdiscussão.
“Há uma convergência entre todos nós do G20 da necessidadepriorizar a educação,garantir maior financiamento, até porque o G20 é um espaço para discutir a economia dos países do G20, e ainda não é suficiente. Os recursos que estão sendo disponibilizados na grande maioria dos países do mundo para garantir a universalização, a inclusão, a equidade da educação nos países globais. Então, para nós, é um espaço importante para, repito, repartir experiências, discutir esses temas, mas, fundamentalmente colocar a convergência desses países para a necessidadese priorizar a educação no nosso planeta”, disse Santana.
iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular
Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista: