HOME > Brasil

78% dos brasileiros consideram controlepoker afake news nas redes sociais muito importante

Pesquisa Instituto DataSenado/IPRI mostra também que 8poker acada 10 entrevistados acreditam que a disseminaçãopoker anotícias falsas pode impactar eleições

(Foto: Pedro França/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasilpoker a e da TVpoker a no canal do Brasilpoker a e na comunidadepoker a no WhatsApp.

poker a de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Aliases
Bravo Six Bravo One Prisoner #627 Black Viking (Access code) B02 (Screen name) 9051210 (serial number) Old Man Classic Price John
Affiliations
22nd SAS Regiment, Alpha Team, Bravo Team, NATO, Task Force 141
Rank
Captain (2011-2024) Lieutenant (1996)
Birthdate
1985 (Age 32 in the cannon timeline)
Gender
Male

csa e vasco palpite

diz não te podem...

247 - Quase 8poker acada 10 brasileiros consideram muito importante o controle das fake news nas redes sociais para garantir uma disputa justa nas eleições. E 81% dos entrevistados acreditam que a disseminaçãopoker anotícias falsas pode impactar “Muito” os resultados das urnas. Os dados são da 21ª edição da pesquisa Panorama Político 2024: Notícias Falsas e Democracia, do Instituto DataSenado,poker aparceria com o Institutopoker aPesquisapoker aReputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding. Essa é a maior pesquisa sobre fake news feita no Brasil. 

Entre 5 e 28poker ajunhopoker a2024, foram entrevistados 21.808 brasileirospoker atodas as 27 Unidades da Federação. O nívelpoker aconfiança époker a95% e a margempoker aerro média nas respostas para dados nacionais foipoker a1,2 ponto porcentual. 

O estudo desnuda a proporção da população usuáriapoker aredes sociais que identifica ter tido acesso a notícias falsas nos últimos seis meses. Também investiga como a sociedade avalia os motivos que levam as pessoas a compartilharem fake news e a dificuldadepoker ase reconhecer quais notícias são falsas nas redes. Busca compreender ainda o perfil das pessoas que, embora usem redes sociais, não perceberam a ocorrênciapoker anotícias falsaspoker asuas redes.

Quando questionados sobre a importância do controlepoker aconteúdo falso nas redes sociais para se ter justiça na disputa eleitoral, apenas 10% apontaram a medida como “nada importante”, seguidos por 9% que consideram “pouco importante”, distante dos 78% que acham muito importante. Os números refletem a percepçãopoker aque a integridade eleitoral dependepoker amedidas eficazes contra a desinformação.

Entre os motivos que levam as pessoas a compartilhar esse tipopoker aconteúdo, 31% acreditam que é para mudar a opinião dos outros, 30% por não saberem que a notícia é falsa e 15% por confiarpoker aquem mandou a informação, seguidos por 13% que apontaram o fatopoker aa pessoa se sentir representada pelo conteúdo da fake news.

Metade da população (50%) considera difícil distinguir se uma notícia é falsa e outros 46% consideram essa uma tarefa fácil.

63% têm alguma satisfação com democracia - Quando questionados sobre o nívelpoker asatisfação com a democracia brasileira, 16% se consideram “muito satisfeitos”, 47% “pouco satisfeitos” e 33% “nada satisfeitos”. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder.

Mesmo com algum graupoker ainsatisfação, a maioria (66%) considera que a democracia é a melhor formapoker agoverno. Apenas 15% responderam que “em algumas situações, um governo autoritário é melhor” e 10% se mostraram indiferentes ao regime político. Outros 9% não souberam ou não responderam.

iBest:poker a é o melhor canalpoker apolítica do Brasil no voto popular

Assine opoker a, apoie por Pix, inscreva-se na TVpoker a, no canal Cortespoker a e assista:

Relacionados