Inflação na Argentina se aproxima300%, mas alta dos preços desacelera
Ultradireitista Javier Milei assumiu o cargo10dezembro e desvalorizou drasticamente o peso, desencadeando um aumento inicial da inflação
E-mail: **
E-mail: **
Lojistas e consumidores dizem que, embora as leituras mensais da inflação tenham desacelerado desde o picomais25%dezembro, a mudança ainda não foi totalmente sentida na prática.
O governo argentino vai divulgar os dados mais recentes nesta terça-feira. A taxainflação deve voltar a ficar abaixoum dígitoabril, pela primeira vezseis meses.
"Não importa o quanto a taxainflação caia, que é o que todo mundo diz, isso não se reflete aqui porque, veja bem, há itens que deveriam ter caído, mas não caíram", disse Sandra Boluch,50 anos, vendedorafrutas e verdurasBuenos Aires.
"Ele gerou um choqueausteridade monetária, parouinjetar pesos na economia e deu um forte sinalausteridade fiscal", disse Eugenio Mari, economista-chefe da consultoria Libertad y Progreso.
Essa solução também atingiu duramente os salários e a atividade econômica, embora Mari tenha dito que as coisas devem melhorar.
"Uma queda acentuada nos salários reais implica uma queda na demanda agregada, uma queda no consumo e, obviamente, uma queda na atividade econômica. Mas o interessante é que agora, com a queda da inflação, a porta está aberta para a recuperação dos salários reais."
iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular
Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista: