TVblackjak 21 logo
    HOME > Saúde

    Sarampo, meningite, pólio: vacinas evitam sequelas para a vida toda

    Quem passou pelas doenças faz alerta aos pais: vacinem seus filhos

    (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasilblackjak 21 e da TVblackjak 21 no Telegram doblackjak 21 e no canal doblackjak 21 no WhatsApp.

    blackjak 21 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    ranslate.pt : dicionário. Português-Inglês

    slots era murka

    1. Can I still play Call of Duty: Warzone Caldera? No. Call of Duty: Warzone Caldera required an online connection to game servers in order to play. Call of Duty: Warzone Caldera shut down on September 21, 2024, and the game servers are no longer be available.
    As well as turning Warzone 1 servers down they also deleted all Warzone 1 stats that were available in Modern Warfare 2024!

    Por Vinícius Lisboa, repórter da Agência Brasil - Em 1960, Helena Teodoro Michelon tinha 1 ano e 2 mesesblackjak 21idade quando deu entrada no Hospital das Clínicasblackjak 21São Paulo, com a perna direita paralisada. Até então, a febre alta tinha sido tratada com dipirona por um farmacêutico, mas o temido sintoma alertou a avó e a mãeblackjak 21que o motivo poderia ser mais grave. As duas viraram a noite para conseguir uma vagablackjak 21internação. 

    “Só naquela noite, junto comigo, internaram 49 crianças com pólio. E lá fiquei dois meses,blackjak 21um isolamento só com crianças com pólio. Fiquei no pulmãoblackjak 21aço. Assim começou minha lutablackjak 21sequelada da pólio”, conta Helena, que hoje tem 64 anos. “Falo para as mães novas que não deixemblackjak 21vacinar seus filhos. Me olhem, olhem com olhos fixos, porque eu sou prova viva da sequela da pólio. A sequela da pólio é o que eu sou hoje. Então, prestem atenção. A sequela da pólio é para o resto da vida, não tem cura. É uma deficiência permanente”. 

    A prevenção da paralisia infantil era uma esperança urgente, mas ainda distante no anoblackjak 21que Helena foi internada. Albert Sabin havia descoberto a vacina oral contra a poliomielite (VOP) três anos antes, e a vacinação contra a doença no Brasil começaria apenasblackjak 211961, no Rioblackjak 21Janeiro eblackjak 21São Paulo. O Plano Nacionalblackjak 21Controle da Poliomielite, primeira tentativa organizada nacionalmenteblackjak 21controlar a doença no país, viria apenas 10 anos depois,blackjak 211971.

    “Perto da minha casa, teve o Fernando, a Elizabeth, a filha dela… Que eu conheci, foram quatro crianças com pólio. Comigo, cinco”, lembra Helena.

    “O meu carrinhoblackjak 21bebê, que o meu pai comprou pra mim antesblackjak 21eu nascer, quando minha mãe foi vender, a pessoa falou: não vou comprar, porque ela teve paralisia e pode passar pra minha criança. Tinham mães que pediam para os filhos se afastarem da gente na escola. Havia muito preconceito”, lembra. “Não tinha acessibilidade nenhuma na escola. Eu tinha que subir escadas para ir à aula que não tinham corrimão. Pra subir, eu conseguia, sentando e encostando na parede. Mas, para descer, descia rolando. Se chovia na escola, eu não descia nem no recreio. Para ir ao banheiro, eu precisava ajuda das professoras e nem sempre elas estavam dispostas a ajudar”.

    O usoblackjak 21órtese e a dificuldadeblackjak 21caminhar se agravaram conforme a donablackjak 21casa envelheceu. Em 1998, uma queda fez com que fraturasse o joelho e iniciasse o acompanhamento na Associaçãoblackjak 21Assistência à Criança com Deficiência (AACD), instituição sem fins lucrativos fundada inicialmente para acompanhar crianças com sequelas da poliomielite. A  superintendenteblackjak 21práticas assistenciais da AACD, Alice Rosa Ramos, conta que hoje os pacientes com sequelas da poliomielite são poucos e com tratamentosblackjak 21longa data, ou imigrantesblackjak 21países onde a pólio não foi eliminada ainda.

    “Mas a gente tem outras doenças também, principalmente o sarampo e a meningite, que podem ser prevenidas por vacina e causam principalmente quadros importantesblackjak 21lesão encefálica eblackjak 21sequelas motoras, visuais, auditivas e intelectuais. O sarampo e as doenças pós meningite têm uma extensãoblackjak 21sequelas muito maior”, acrescenta. “A falta do conhecimento da sequela leva muita gente a optar por não vacinar. Ninguémblackjak 21sã consciência vai optar por participarblackjak 21uma roleta russa. O númeroblackjak 21pessoas com a sequela realmente é pequeno se comparado ao todo. Mas e se for eu? E se for o meu filho? O meu neto? Vou fazer uma aposta nisso? Eu não apostaria”.

    Múltiplas cirurgias - No caso dos pacientesblackjak 21pólio, é comum que apresentemblackjak 21algum momento da vida a síndrome pós-pólio, com um quadroblackjak 21dor, perdas motoras, maior dificuldade funcional. A médica acrescenta que a própria idade faz com que pacientes já sequelados percam ainda mais mobilidade e, por exemplo, paremblackjak 21andar com órteses e fiquem na cadeirablackjak 21rodas. No caso dos pacientes com sequelas da pólio, limitações motoras que são comuns à velhice chegam mais cedo eblackjak 21forma mais rápida.

    A mãeblackjak 21Hugo, Maria Franciscablackjak 21Oliveira Silva,blackjak 2147 anos, conta que a doença progrediublackjak 21forma rápida. “Ele foi dormir bem e acordou com um febrãoblackjak 2140 graus. Levei na pediatra e, chegando lá, ela fez todos os exames e procedimentos, mas não conseguia baixar a temperatura. Antes dos exames ficarem prontos, a pediatra percebeu que o corpo dele estava cheioblackjak 21manchas vermelhas, que foram aumentando com a formaçãoblackjak 21bolhasblackjak 21água. Foi então que a pediatra falou que o caso dele era meningococcemia”.

    Durante a internação, a doença causou uma sérieblackjak 21complicações, como insuficiência renal e hepatite medicamentosa, que também deixaram sequelas que precisam ser acompanhadas até hoje. “Ele vai no hepatologista, no ortopedista, faz tratamento com fonoaudiólogo, fisioterapia, hematologista e gastro”. 

    Na AACD desde 1 ano e 9 meses, ele passou pela terapia ocupacional, fisioterapia solo, fisioterapia aquática, musicoterapia e fonoaudiologia. Atualmente, já não é atendido mais no Centroblackjak 21Reabilitação da Instituição, porém ainda conta com acompanhamento médico e na Oficina Ortopédica para ajuste ou trocablackjak 21prótese da perna amputada.

    A meningite meningocócica pode ser prevenida pela vacina meningocócica C conjugada, que deve ser administrada com duas doses, aos 3 e aos 5 mesesblackjak 21idade, e requer ainda uma doseblackjak 21reforço aos 12 meses. O Sistema Únicoblackjak 21Saúde (SUS) oferece ainda a vacina meningocócica ACWY a adolescentesblackjak 2111 a 14 anosblackjak 21idade. 

    iBest:blackjak 21 é o melhor canalblackjak 21política do Brasil no voto popular

    Assine oblackjak 21, apoie por Pix, inscreva-se na TVblackjak 21, no canal Cortesblackjak 21 e assista: