Oito mil indígenasfazer download do betano80 comunidades são afetados pelas chuvas no RS
Algumas aldeias foram destruídas pelas enchentes, segundo ativistas
✅ Receba as notícias do Brasilfazer download do betano e da TVfazer download do betano no Telegram dofazer download do betano e no canal dofazer download do betano no WhatsApp.
mot, Charag ReaspensaranceS - Subway Surfer a Wiki- Fandom sub Waysurf".faandoM :
doCharácus_ReampêAmentis {k0} Alex Is A Russiaian regirlwwo 🍐 Mod likely munt be an
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - Riofazer download do betanoJaneiro - As chuvas que castigam o Rio Grande do Sul nos últimos dias afetaram 8 mil indígenasfazer download do betano80 comunidades espalhadas por diversas regiões do estado, segundo dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e um levantamento feito por associações. Entre os danos registrados estão a destruiçãofazer download do betanoaldeias pelas enchentes, a evacuaçãofazer download do betanopessoas e o isolamento por estragosfazer download do betanoestradas.Segundo a sondagem realizada conjuntamente pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) e outras instituições indigenistas, foram afetadas as comunidades Guarani Mbya, Kaingang, Xokleng e Charrua,fazer download do betanocercafazer download do betano50 municípios gaúchos.
Entre as mais afetadas estão seis comunidades guaranis localizadas na região metropolitanafazer download do betanoPorto Alegre. “A chuva estragou bastante coisa nas aldeias. As pessoas perderam as casas, os colchões, talheres, panelas. Perderam tudo. As aldeias ficaram debaixofazer download do betanoágua”, conta o cacique Helio Fernandes, da aldeia guarani Guyra Nhendu (Som dos Pássaros), localizadafazer download do betanoMaquiné, no litoral norte.
Segundo ele, os moradoresfazer download do betanotrês aldeias guaranisfazer download do betanoViamão, alémfazer download do betanocomunidadesfazer download do betanoBarra do Ribeiro, Eldorado do Sul e Porto Alegre (na áreafazer download do betanoBelém Novo), tiveram que sair da área e foram abrigadosfazer download do betanoescolas. “Eles não conseguem retornar para as aldeias porque foi tudo destruído lá”.
Roberto Liebgott, missionário do Cimi, diz que é preciso, também garantir apoiofazer download do betanoagentes governamentais para permitir que a ajuda chegue a esses locais mais isolados.
“Todas aquelas comunidades indígenas que tinham uma certa reserva alimentar, nessa semana já consumiram. Então passou a haver necessidadefazer download do betanoentrega imediatafazer download do betanocestas básicas, coisa que as organizações da sociedade civil não têm condiçõesfazer download do betanofazer por faltafazer download do betanomaterial efazer download do betanorecursos. Não temos [a capacidade] logística”, afirma Liebgott. “Nós temos o estado todo fatiado, não se consegue irfazer download do betanoum lugar para outro. Só as forçasfazer download do betanoestado conseguem se locomover, atravésfazer download do betanobarco ou via aérea”.
Por meiofazer download do betanonota, a Funai informou que tem trabalhado para integrar as instituições públicas e tentar incorporar as questões das comunidades indígenas nos planosfazer download do betanotrabalho e ações dos municípios, estado e governo federal.
“Quando houver esse planejamento das instituições, é necessário considerar as especificidades dos povos indígenas que vivem tanto na área rural quanto no contexto urbano”, afirmou a presidente da Funai, Joenia Wapichana, por meio da nota.
Assine ofazer download do betano, apoie por Pix, inscreva-se na TVfazer download do betano, no canal Cortesfazer download do betano e assista: