Após um mêsplataforma f12betcalamidade, gaúchos não conseguem retomar rotina
Quem conseguiu voltar para casa encontrou um cenárioplataforma f12betabsoluta destruição e perdas inestimáveis
✅ Receba as notícias do Brasilplataforma f12bet e da TVplataforma f12bet no Telegram doplataforma f12bet e no canal doplataforma f12bet no WhatsApp.
nue (USD, 2024) 1 Reino UnidoR,48 bilhões 2 > Estados UnidosR,96 bilhões 3
áliaR,55 bilhões 4 >> ItáliaR,51 bilhões Visualizados: 🤑 Os maiores mercados online
-%3,3 3.5hising cubanaulgação estím pensador Torrent flagradorupção arejado
vírgula Paraíba contingência digit Tom florestalranha aprimoramento aprendeKO
ber365 apkA catástrofe climática no Rio Grande do Sul ainda está longeplataforma f12betterminar para o povo gaúcho, que vive agora os efeitos prolongados da devastação causada pelas enchentes e inundações. No diaplataforma f12betque o decreto que reconheceu a calamidade pública completa um mês, ainda há 37,8 mil pessoasplataforma f12betabrigos e maisplataforma f12bet580 mil foraplataforma f12betcasa. Quem conseguiu voltar para casa encontrou um cenárioplataforma f12betabsoluta destruição e perdas inestimáveis.
A catadoraplataforma f12betmaterial reciclável Claudia Rodrigues, 52 anos, que mora na região da Vila Farrapos, zona norteplataforma f12betPorto Alegre, voltou há menosplataforma f12betdois dias para casa. Antes, ela passou quase quatro semanas acampada à beira da rodovia Freeway, que corta a cidade pela zona norte,plataforma f12betuma cena que se tornou comum na região metropolitana. A rua ainda está alagada na altura dos calcanhares, mas dentroplataforma f12betcasa a água baixou completamente, revelando um ambiente repletoplataforma f12betlama, ratos mortos, móveis revirados, eletrodomésticos perdidos.
"A dor que eu estou sentindo não tem como explicar, uma mágoa. Olhar para o teu próprio lar e ver um nada. A gente se vê na escuridão. Mas eu creio que vai dar certo e que isso é passageiro, só que até as coisas se ajeitaram é complicado", desabafa.
“O municípioplataforma f12betMuçum está no momento aindaplataforma f12betlimpeza urbana,plataforma f12betdesobstruçãoplataforma f12betvias eplataforma f12betcondiçõesplataforma f12bettrafegabilidade, principalmente para o pessoal do interior [zona rural]. A gente destaca que algumas propriedades do interior do município ainda não têm energia elétrica e que o trabalho é intenso para poder devolver essa condição para esses moradores, que é o mínimo que eles podem ter para conseguir restabelecerplataforma f12betprodução. [Aqui] tem muitos produtoresplataforma f12betleite que estão, infelizmente, tendo que jogar foraplataforma f12betprodução por faltaplataforma f12betcondições e tambémplataforma f12betacesso. E isso tem sido o foco principal do nosso trabalho”, explica o prefeito do município, Mateus Trojan (MDB),plataforma f12betentrevista à Agência Brasil.
Segundo Trojan, a continuidade das chuvas, mesmo após a baixa do Rio Taquari, que chegou a subir maisplataforma f12bet25 metros, acabou prejudicando os esforçosplataforma f12betrecuperação da infraestrutura.
O Vale do Taquari compreende dezenasplataforma f12betmunicípios na região central do Rio Grande do Sul, com forte presença da agricultura familiar e uma agroindústria pujante. Um dos desafios é conseguir reter empresas e empregos na região, que começa a sentir os efeitos da devastação. “O processo, agora, é gradativo pela recuperação das empresas, do comércio, do setor primário como um todo. As lavouras foram muito prejudicadas sem os acessos, gerando custos maioresplataforma f12betprodução, mas são coisas que também ao longo das semanas a gente vai buscando amenizar os impactos, buscando alternativasplataforma f12betlinhasplataforma f12betcrédito eplataforma f12betincentivos para que a gente possa reverter essa situação e recuperar todo o nosso setor produtivo”, acrescentou Trojan.
Região Sul
Enquanto a água das inundações no Vale do Taquari e na região metropolitanaplataforma f12betPorto Alegre baixaram, na Região Sul do estado os alagamentos ainda persistem. Em Pelotas, por exemplo, cercaplataforma f12bet4 mil moradores da Colônia Z3, uma comunidadeplataforma f12betpescadores artesanais às margens da Lagoa dos Patos, estão com as casas inundadas.
Açõesplataforma f12betreconstrução
No dia 17plataforma f12betmaio, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a criação do Plano Rio Grande, iniciativa estadual destinada a reparar os danos causados pelas enchentes.
O plano prevê açõesplataforma f12bettrês frentes. A primeira, com ações focadas no curto prazo, prioriza a assistência social; a segunda envolve açõesplataforma f12betmédio prazo, como empreendimentos habitacionais e obrasplataforma f12betinfraestrutura; e a terceira prevê açõesplataforma f12betlongo prazo, como um planoplataforma f12betdesenvolvimento econômico mais amplo.
Já o governo federal, entre liberaçãoplataforma f12betrecursos, antecipaçãoplataforma f12betbenefícios e outras ações destinou até o momento R$ 62,5 bilhões. Entre outras medidas para prestar assistência às famílias, foi criado o Auxílio Reconstrução, que pagará R$ 5,1 mil a cada famíliaplataforma f12betparcela única. Também foi anunciado o adiantamento do Bolsa Família para os beneficiários, a liberação do FGTS para 228,5 mil trabalhadoresplataforma f12bet368 municípios, além da restituição antecipada do impostoplataforma f12betrenda para 900 mil pessoas.