HOME > Mundo

Países da União Europeia aprovam lei histórica para enquadrar usointeligência artificial no bloco

Legislação será aplicada essencialmente a partir2026 e adota uma abordagem "baseadariscos"

(Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Cinematic Universe timeline. According to some sample pages fromThe upcomsing

ia ebook Vingadores Studios Ao HQ Cinetica Universo An Official Time 💰 Line (via O

RFI - Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram nesta terça-feira (21) uma legislação histórica para regulamentar os sistemasinteligência artificial (IA). O objetivo é promover a inovação na Europa e, ao mesmo tempo, limitar o seu potencialabuso ou instrumentalização.

A Lei da IA ("IA Act",inglês) é mais abrangente do que a legislação semelhante nos Estados Unidos, que se baseia na conformidade voluntária, enquanto a estratégia da China para regular a inteligência artificial visa manter a "estabilidade social" e o "controle estatal". A votação do bloco europeu ocorre dois meses depois que os eurodeputados aprovaram o texto, elaborado2021, após várias sériesemendas significativas, que detalharam o esqueleto da legislação.

Os legisladores europeus chegaram a um acordo no iníciodezembro2023 após negociações difíceis com alguns países, como a França, temendo uma regulamentação excessiva que ameaçaria o desenvolvimento desse setor promissor. O texto foi adotado por uma ampla maioriadeputados do Parlamento Europeu,13março.

Com “essa legislação histórica, a primeira desse tipo no mundo”, a Europa está “destacando a importância da confiança, da transparência e da responsabilidade (...), ao mesmo tempoque garante que essa tecnologiarápida evolução possa florescer e estimular a inovação europeia”, disseum comunicado Mathieu Michel, secretárioEstado belga para a Economia Digital, cujo país detém a presidência do Conselho da UE até o finaljunho.

Regras específicas serão aplicadas à IA generativa, como o ChatGPT da Open AI, para garantir a qualidade dos dados usados no desenvolvimentoalgoritmos e o respeito aos direitos autorais.

Sons, imagens e textos gerados artificialmente terão que ser claramente identificados como tal para evitar a manipulaçãoopiniões.

Embora a nova lei deva entrarvigor2026, a proibição da IA na avaliação social, na prevenção policial e na extração não direcionadaimagens da internet oufilmagensCCTV entrarávigor dentroseis meses, após a introdução dos novos regulamentos.

iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista:

Relacionados