HOME > Mundo

Irã sinaliza que não planeja retaliar Israel após ataque com drones

A escala limitada do ataque e a resposta branda do Irã constituem, aparentemente, um sinalsucesso dos esforços diplomáticos para evitar uma guerra aberta

Bandeira do Irã e a cidadeTel Aviv na noite do dia 13/04/2024, onde foram lançado drones por forças do Irã (Foto: Reprodução I Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

quipe do terceiro lugar vê o mesmo destino se estiverem 10 pontos ou mais acima da

e quarto lugar. Caso 💻 contrário, eles são inscritos {k0} um playoff que pode ir

tal Cup. norahaves been able to partake In itS successore - and FIFA Club World

ship! Paris Saint-Germain F/C on 🧬 international "football" Wikipedia en (wikipé : 1).

Reuters – Explosões ecoaram nesta sexta-feira pertouma cidade iraniana no que fontes relataram como um ataque israelense, mas Teerã minimizou o incidente e indicou que não planeja uma retaliação, resposta com o aparente objetivoimpedir uma ampliação da guerra na região.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que drones -- segundo as fontes, lançados por Israel contra a cidadeIsfahan -- eram "mini-drones" que não causaram danos ou mortes.

A escala limitada do ataque e a resposta branda do Irã constituem, aparentemente, um sinalsucesso dos esforços diplomáticos para evitar uma guerra aberta.

Imprensa e autoridades iranianas descreveram uma pequena quantidadeexplosões, resultado, segundo elas,seus sistemasdefesa aérea que derrubaram três drones sobre Isfahan, no centro do país. Elas se referiram ao incidente como um ataque"infiltrados",vezcitar Israel, evitando assim a necessidadeuma resposta.

Israel não comentou o incidente.

Questionado repetidamente sobre o assunto durante coletivaimprensa na Itália, o secretárioEstado norte-americano, Antony Blinken, afirmou que não comentaria. Ele se limitou a dizer que os EUA estão comprometidos com a segurança israelense, mas não participaramquaisquer ofensivas.

A Casa Branca também disse que não tinha comentários a tecer, mudançaatuação para uma administração que vinha rotineiramente avaliando os últimos acontecimentos no conflito israelense.

A violência entre Israel e aliados do Irã no Oriente Médio se intensificou durante os seis mesesconfronto na FaixaGaza, alimentando temoresque a "guerra das sombras" entre os rivais possa se transformarum conflito direto.

Não houve nenhuma palavraIsrael nesta sexta-feira sobre o planejamentonovas ações. Alémataques diretos ao território iraniano, o país tem outras formaspromover ofensivas, incluindo pelo meio cibernético e ataques a representantes iranianosoutros locais.

Em um sinalpressão dentro do governoextrema-direitaIsrael por uma resposta mais forte, Itamar Ben Gvir, o ministro da Segurança Nacional, postou uma única palavra no X após os ataques desta sexta-feira: "Fraco".

No mercado financeiro, o preço do petróleo inicialmente subiu, mas depois caiu, com analistas apontando para a crençaque uma escalada das hostilidades na região pode ser evitada.

Pela manhã, o Irã reabriu os aeroportos e o espaço aéreo, fechados durante o ataque. A interrupção das viagens deve continuar na região, no entanto, com alguns voos redirecionados por companhias aéreas internacionais e outros sendo suspensos.  

(ReportagemHumeyra Pamuk, Phil Stewart e Idrees AliWashington e Parisa HafeziDubai; reportagem adicionalKanishka Singh, Jasper Ward, Jamie Freed e Dan Williams)

iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista:

Relacionados