HOME > Meio Ambiente

Bombeiros do Rio combatem 460 focosincêndioum dia

Desde início2024, já foram mais16 mil ocorrências atendidas

IncêndiocanavialSP 24/08/2024 REUTERS/Joel Silva (Foto: JOEL SILVA)

✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

ia? Cartão Astropay - Nuvei n nuverí : apm- cartão astropasys Mais itens

wiki:

jogar truco online jogatina

Você também pode solicitar o selo verificado para um perfil ou página se for uma figura pública, celebridade ou marca e atender a certos requisitos conta e elegibilidade descritos abaixo. Você podePreencha este formulário para verificar o seu perfil ou página: página. Você deve estar logado para visualizar este formulário e solicitar Verificação.

Eis como, {k0} cinco, o Passos::

1 1
Faça login {k0} sua conta do Instagram para iniciar seu pedido. Certifique-se que você está logado na conta para a qual está solicitando um crachá verificado......
2 2
No seu perfil, vá para Configurações e Conta para solicitar a verificação......
3 3
Toque {k0} Solicitar verificação.............
4 4
Preencha sua inscrição....
5 5
Faça o seu seu.. Submissão.

Agência Brasil - O CorpoBombeiros do RioJaneiro combateu 460 focosincêndio apenas nesta quinta-feira (12). Considerando o períodoum único dia, este é o recorde do ano. Desde o início2024, já foram mais16 mil ocorrências atendidas.

Há cercaduas semanas, dados divulgado pela corporação já apontavam para um alarmante aumento dos casos. Desde o início do ano, foi registrado um volumeocorrências 85% superior ao do mesmo período2023. Os municípios do RioJaneiro (4.513), São Gonçalo (569) e DuqueCaxias (561) estavam no topo do ranking dos mais afetados, seguidos por Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.

Em alguns casos, os incêndios ocorrem próximos a comunidades. Bombeiros estão combatendo chamas, por exemplo, no Parque Estadual da Pedra Branca, na encosta voltada para Realengo, na zona oeste da capital. O fogo também se alastrou na mata do Morro das Andorinhas,Niterói, gerando preocupação dos moradores.

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do estado, o combate a focosincêndios também tem demandado esforços. A unidadeconservação, que abrange áreas dos municípiosGuapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, tem a maior redetrilhas do Brasil. É também um dos locais mais buscados para a práticaesportesmontanha, como escalada, caminhada e rapel. O Instituto Chico MendesConservação da Biodiversidade (ICBMBio), que administra o parque, já precisou mobilizar seus brigadistasdiferentes ocasiões desde o mês passado.

Especialistas têm apontado que os ecossistemas ficam mais vulneráveis a incêndiosmomentosseca, como a que o país está enfrentando. Esse cenário pode estar sendo influenciado por diferentes fatores, como o aquecimento global impulsionado pela ação humana e pelos efeitos do fenômeno climático El Niño, seguido da La Niña.

Mas, apesar do clima seco deixar áreasmata mais suscetíveis a queimadas, a origem delas está na maioria das vezes relacionada com o comportamento humano. Segundo os CorpoBombeiros do RioJaneiro,95% dos casos, as chamas começam pela ação do homem, sejaforma acidental ou mesmo voluntária. Já há investigações abertasdiversos locais do país que apuram indíciosincêndios criminosos. Prisões já foram realizadas nos últimos dias, por exemplo, nos estadosSão Paulo eGoiás.

Investimentos estaduais

Em meio a esse cenário, o governo do RioJaneiro trocou o comando Secretaria EstadualDefesa Civil. Tarciso Salles assumiu no lugarLeandro Monteiro, e foi anunciada a criaçãoum gabinetecrise para o combate às chamas. Demitido no início do mês, o antigo secretário lamentou o corte milionáriorecursos voltados para o enfrentamento dos incêndios florestais.

"Foram destinados R$ 90 milhões para a corporação investirviaturas e equipamentoscombate a incêndios florestais. Infelizmente, nos últimos dez dias, fui informado que esse apoio foi cancelado”, afirmou Monteiroseu discurso durante a cerimônia que selou a transferência do cargo para Tarciso Salles, nesta quinta-feira (12), evento que que contou com a presença do governador Cláudio Castro.

A queda na qualidade do ar pode deixar a população sujeita a apresentar um conjuntosintomas como tosse seca, cansaço e ardor nos olhos, nariz e garganta. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiológicas podem ser mais afetadas.

Em cenáriosclima seco eincidênciafumaça na atmosfera, as recomendações do Ministério da Saúde são para o aumento da ingestãoágua e líquidos, para um maior tempopermanênciacasa se possível com ar-condicionado ou purificadoresar e para a suspensão das atividades físicas ao ar livre sobretudo entre 12h e 16h, quando as concentraçõesozônio são mais intensas.

O usomáscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas para diminuir a exposição às partículas grossas também é indicado, especialmente para populações que residem próximas às áreasfocosqueimadas.

iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista:

Relacionados