TVbetano ou pixbet logo
    HOME > Meio Ambiente

    Amazônia: degradação afeta área três vezes maior que desmatamento

    Governo federal vem monitorando a situação, diz secretário

    Desmatamento na Amazônia (Foto: Reuters / Amanda Perobelli)

    ✅ Receba as notícias do Brasilbetano ou pixbet e da TVbetano ou pixbet no Telegram dobetano ou pixbet e no canal dobetano ou pixbet no WhatsApp.

    betano ou pixbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    Cadastre-se ou faça o login na plataforma Parimatch.

    Observe o multiplicador e ao atingir seu objetivo, colete as vitórias.

    ge. Yonder significa uma local que está tão distante e você não pode nem começar A

    o NC Miscellany blogsa lib 8️⃣ (unc).edu :

    jogos de touro

    médico betano ou pixbet {k0} seu esquadrão para jogá-lo um. Call of Duty: WWII

    2024/11.

    Agência Brasil - Mesmo com a retomadabetano ou pixbetpolíticas públicas ambientais - que resultarambetano ou pixbetsucessivas reduçõesbetano ou pixbetdesmatamento na Amazônia - a degradação avança e já acumula alertas para quase 163 mil quilômetros quadrados (km²) do mesmo bioma.

    O número é três vezes maior do que os quase 58,5 km² alcançados por alertasbetano ou pixbetdesmatamento registrados pelo Instituto Nacionalbetano ou pixbetPesquisas Espaciais (Inpe), na plataforma Terra Brasilis, até março deste ano.

    No períodobetano ou pixbetmarçobetano ou pixbet2023 ao mesmo mês deste ano, houve avisobetano ou pixbetdegradação para mais 20,4 mil km² e, na contramão da redução dos alertasbetano ou pixbetdesmatamento para esse período, os números registraram crescimento quando comparados aos aletas para quase 18 mil km², no mesmo período do ano anterior.

    Segundo o secretário extraordináriobetano ou pixbetControle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), André Lima, a degradação florestal é um problema que vem sendo acompanhado pelo governo federal e tem recebido atenção dentro das políticas públicasbetano ou pixbetenfrentamento. “O combate à ilegalidade gera o sentimentobetano ou pixbetfim da impunidade e isso desestimula o processobetano ou pixbetdegradação, sobretudo aquele ligado ao corte seletivobetano ou pixbetfloresta”, explica.

    Monitoramento: Além do diagnóstico, a pesquisa também indicou necessidadebetano ou pixbetaprofundamento na formabetano ou pixbetmonitorar a floresta. Atualmente, o governo federal apoia suas políticas públicas principalmente nos dados gerados por duas ferramentas: o Projetobetano ou pixbetMonitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que reúne informações anuais do que já foi desmatado, e o Sistemabetano ou pixbetDetecçãobetano ou pixbetDesmatamentosbetano ou pixbetTempo Real (Deter), com alertas diários, mas com menor precisão.

    Apoiadobetano ou pixbetimagensbetano ou pixbetsatélites, o Deter é capazbetano ou pixbetgerar alertasbetano ou pixbetdegradação com basebetano ou pixbeteventos associados principalmente ao fogo e à extração ilegalbetano ou pixbetmadeira. “Esses dois eventos principais modificam a copa das árvores. Quando você olha pelo satélite, verifica que as copas das árvores têm uma assinatura espectral diferente da floresta não perturbada, só que a área não é convertidabetano ou pixbetuma áreabetano ou pixbetsolo exposto”, explica Luiz Aragão, pesquisador do Inpe, especialistabetano ou pixbetecossistemas tropicais com ênfasebetano ou pixbetsensoriamento remoto.

    Para Lapola, embora esse suporte seja efetivo para enfrentar o desmatamento, é ineficazbetano ou pixbetalcançar todos os fatores que causam a degradação, o que pode indicar que os dados atuais são subestimados.

    “É bem possível que no ano que passou tenha havido um aumento sensívelbetano ou pixbetdegradação, principalmente devido à seca, porque tivemos um El Niño, relativamente severo, e teve redução bem drástica dos níveis dos rios, principalmente na Amazônia Central. Então, ébetano ou pixbetse esperar que a seca tenha levado, também, a uma degradação, mas não temos números ainda, e o correto seria a gente ter um sistema contínuobetano ou pixbetacompanhamento disso.”

    De acordo com Luiz Aragão, essas limitações foram levadasbetano ou pixbetconsideração na elaboração da última atualização do Planobetano ou pixbetAção para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm), lançadobetano ou pixbetjunhobetano ou pixbet2023, mas é preciso ir além.

    “É necessário elaborar novas políticas e ações que sejam voltadas diretamente para a degradação florestalbetano ou pixbetadição às que já existem relação ao desmatamento”, diz.

    Segundo André Lima, esse trabalho tem avançado, mas é preciso considerar que a interrupção das políticas públicas ambientais por um período no Brasil gerou um retrocesso que precisa ser primordialmente enfrentado “A gente vembetano ou pixbetquatro anos, antes ao anobetano ou pixbet2023,betano ou pixbetbaixíssima qualidade e intensidadebetano ou pixbetfiscalização. Isso gerou um sentimentobetano ou pixbetimpunidade muito alto e a degradação, sobretudo sobre a via do corte irregularbetano ou pixbetmadeira.”

    O secretário destaca que a degradação ambiental está inserida nos programasbetano ou pixbetenfrentamento ao desmatamento, a exemplo dos municípios que foram considerados prioritários para iniciativas como o Programa União com Municípios pela Reduçãobetano ou pixbetDesmatamento e Incêndios Florestais, que destinará recursos do Fundo Amazônia para ações locaisbetano ou pixbetcontrole e monitoramento, regularização fundiária e ambiental, recuperaçãobetano ou pixbetvegetação nativa e apoio à produção sustentável.

    “É importantíssimo que nós paremos com os desmatamentos e a degradação florestal para que a gente possa usufruir dos recursos naturais no seu todo potencial, com provimentobetano ou pixbetsoluções bioeconômicas, manutenção da estabilidade climática e bem-estar para as populações locais e o próprio desenvolvimento socioeconômico da região”, conclui Aragão.

    iBest:betano ou pixbet é o melhor canalbetano ou pixbetpolítica do Brasil no voto popular

    Assine obetano ou pixbet, apoie por Pix, inscreva-se na TVbetano ou pixbet, no canal Cortesbetano ou pixbet e assista:

    Relacionados