Professor Jean-François explica tudo sobre a eleição na França neste domingo e aponta uma esperança
Em entrevista ao programa “Denise Assis Convida” deste domingo, na TV, cientista político traz um toqueotimismo: "há esperança, se o índicecomparecimento aumentar"
“Eu gostariatrazer uma nota positiva para elevar o moral da militância. Na noite dos resultados do primeiro turno, a mídiauma maneira muito desonesta, aliás, celebrou a vitória do Reorganização Nacional (RN), (partido da ultradireitista Marine Le-Pen), quando o RN sozinho quase empatou com a Nova Frente Popular - um aglomerado que vai do centro à esquerda -, para tentar barrar a chegada do fascismo ao poder. Se a narrativa daquela noite eleitoraldomingo passado fosse empate, talvez houvesse mais mobilização para votar na esquerda. Por isso a mídia tem uma influência muito forte nisso”, supõe.
Jean pondera que “naquele domingo, (o do primeiro turno), a mídia anunciava que quase 280 assentos no parlamento estavam praticamente garantidos para o segundo turno, para o Renovação Nacional, dando a pensar que o RN não só seria vitorioso, neste domingo do segundo turno, como também teria uma maioria absoluta, e que eu lembro, é289 deputados. No entanto, as pesquisasopinião dão conta dia após dia, que esses números vêm baixando. A Nova Frente popular, na noite do primeiro turno, estava avaliada170 a 180 assentos, o que é longe da possibilidadeuma maioria”, afirma.
Esperançoso, ele aponta que “hoje, o partido do Emmanoel Macrom está sendo mais bem avaliado, no sentidoque há uma tendência a que votem nos seus deputados. Justamente pelo fenômeno da disciplina eleitoral (estabelecida pela centro-esquerda), que vai levar osesquerda a votarem nos candidatosMacrom. Isto vai fazer com que125 a 130 deputados do Macrom se mantenham – quando na realidade a gente estava pensando70, na noite do primeiro turno –, o que é uma diferença significativa”, alerta. Já o “Renovação Nacional, pelas últimas pesquisas, ficaria com 200 deputados. Enquanto isto, a Nova Frente popular está subindo para 180 e a Nova Frente Popular, porvez, ganhou 40 e o Macrom ganhou 20, nos três últimos dias”.
iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular
Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista: