Dólar supera os R$ 5,25 com briga pela taxa Ptax ofuscando exterior
Foi o maior valorfechamento desde 16abril
Paula Santisteban
Voz Eduardo Bologna
O salário do Baianinho Mauá é um tema da muita curiosidade entre os fãs no clube. Embora não haja ♣️ informações oficiais sobre o assunto, podemos especular mais ou menos possíveis valores
Fatores que influenciam o salário do Baianinho Mauá
depositar sportingbetPor FabricioCastroSÃO PAULO (Reuters) - A disputa pela taxa Ptaxfimmês deu força ao dólar até o início da tarde desta sexta-feira, com investidores com posições compradas impulsionando as cotações, o que abriu espaço para mais um diaalta firme da moeda norte-americana ante o real, ainda que no exterior a divisa cedesse após a divulgaçãodadosinflação acomodados nos EUA.
O dólar à vista encerrou o dia cotado a 5,2510 reais na venda,alta0,78%. Este é o maior valorfechamento desde 16abril, quando a moeda foi cotada a 5,2686 reais. Na semana, a divisa dos EUA acumulou elevação1,60%. Em maio, o avanço acumulado foi1,12%.
Às 17h22, o contrato futuro do dólar para julho -- que nesta sexta-feira passou a ser o mais líquido no Brasil -- subia 0,78%, aos 5,2615 reais.
Os números do PCE fizeram o dólar ampliar perdas ante diversas divisas no exterior, mas no Brasil a disputa pela formação da Ptax passou a dar o tom dos negócios.
Taxacâmbio calculada pelo Banco Central com base nas cotações do mercado à vista, a Ptax servereferência para a liquidaçãocontratos futuros. No fimcada mês, agentes financeiros costumam tentar direcioná-la a níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas (no sentidoalta das cotações) ou vendidasdólar (no sentidobaixa).
Assim, perto das 10h, das 11h e das 12h -- horáriosque o BC realiza coletas para cálculo da Ptax -- o dólar à vista renovou máximas do dia,um claro movimentopressão dos comprados. Às 12h, no pico da sessão, o dólar à vista foi cotado a 5,2592 reais (+0,94%), ainda que no exterior o viés para a moeda norte-americana fossebaixa.
Para Matheus Massote, especialistacâmbio da One Investimentos, dados vindos da China contribuíram para a pressão exercida pelos comprados na formação da Ptax.
No exterior, o dólar seguiaqueda ante boa parte das demais divisas, na esteira do PCE.
Às 17h21, o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cestaseis divisas -- caía 0,15%, a 104,610.
Pela manhã o Banco Central vendeu todos os 12.000 contratosswap cambial tradicional ofertados para rolagem dos vencimentosagosto.