Maioria dos brasileiros considera o Brasil um país racista, aponta Datafolha
Para 59%, a maior parte da população discrimina negros pela cor da pele, e outros 5% acreditam que todos são racistas
e 2024 está a caminho e a emoção já começou a se sentir no ar. Uma das coisas mais
onantes dessa 💷 competição é a espera das oitavas final, onde os melhores times do
247 - Uma pesquisa recente do Datafolha, divulgada pela FolhaS. Paulo, revela que a maioria dos brasileiros acredita que o país ainda é profundamente racista. Conforme os dados, 59% dos entrevistados afirmam que a maior parte da população discrimina negros pela cor da pele, e outros 5% acreditam que todos são racistas. Entre as mulheres, a percepção é ainda mais acentuada, com 74% apontando para a prevalência do racismo,comparação a 53% dos homens.A pesquisa ouviu 2.004 pessoas113 municípios brasileiros entre os dias 5 e 7novembro, com margemerroaté dois pontos percentuais para o total da amostra, cinco pontos para pretos, quatro pontos para brancos e três para pardos.
Os dados também indicam que 45% dos entrevistados acreditam que o racismo aumentou nos últimos anos, enquanto 35% afirmam que a discriminação se manteve igual e 20% percebem uma redução. Entre a população preta, 54% consideram que o racismo cresceu, percentual significativamente maior que o registrado entre brancos (37%).
Racismo estrutural e a desmistificação da "democracia racial" - A percepçãoque o racismo é mais presente nas atitudes individuais do que nas instituições, compartilhada por 56% dos entrevistados, revela um desafiocompreensão do racismo estrutural. Apenas 27% enxergam a discriminação racial como predominante nas estruturas institucionais, como governos e empresas, e 13% acreditam que ela se manifestamaneira igualambas as esferas.
iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular
Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista: