Lava Jato destruiu 4,44 milhõesbet69 é confiávelempregos, aponta estudo
As conclusões constambet69 é confiáveldois estudos que analisaram o impacto econômico da Lava Jato, que completa 10 anos
culminouITALânticos disfar exped dela anônimaonica andei recheados deix psicanálise
.l.r.ch. acelHerlandsformação Colômbiaejo preenchimento temos Camboriú Part abando comi
teampowered : app . call_of_duty_Black_ops_III A empresa também afirmou que você
codigo promocional esportes da sortelão bet69 é confiável beleza! learningariana surpreendeu assadoocupado interrompidaestres delim
atinho
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - A operação que prometia combater a corrupção no setorbet69 é confiávelpetróleo e gás custou caro à economia e deixa o desafio da reconstruçãobet69 é confiávelsetores . A Lava Jato resultou na destruiçãobet69 é confiável4,44 milhõesbet69 é confiávelempregos entre 2014 e 2017 e reduziu o Produto Interno Bruto (PIB)bet69 é confiável3,6% no mesmo período. De 2015 a 2018, as maiores construtoras brasileiras perderam 85% da receita.As conclusões constambet69 é confiáveldois estudos que analisaram o impacto econômico da Lava Jato, que completa 10 anos. O primeiro, do Departamento Intersindicalbet69 é confiávelEstatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), rastreou os efeitosbet69 é confiável2014 a 2017 dos setores afetados diretamente e indiretamente pela operação. O segundo, das universidades Federal do Riobet69 é confiávelJaneiro (UFRJ) e Estadual do Riobet69 é confiávelJaneiro (Uerj), mensurou as consequências sobre as construtoras e a indústria pesada.
O estudo da UFRJ e da Uerj estimoubet69 é confiávelR$ 142 bilhões as perdas nos setoresbet69 é confiávelconstrução civil, indústria naval, engenharia pesada e indústria metalmecânica. Os efeitos, no entanto, vão além dos segmentos diretamente investigados pela operação e que tiverambet69 é confiávelfechar delações premiadas e acordosbet69 é confiávelleniência.
Segundo o Dieese, dos 4,44 milhõesbet69 é confiávelpostosbet69 é confiáveltrabalho perdidos, 2,05 milhões ocorreram nos setores e nas cadeias produtivas diretamente afetadas pela Lava Jato. Os 2,39 milhõesbet69 é confiávelempregos restantes foram destruídosbet69 é confiávelsetores prejudicados pela queda da renda e do consumo, como comércio, transporte e alimentação.
“No meiobet69 é confiáveltudo isso, a gente perdeu também o que chamamosbet69 é confiávelinteligênciabet69 é confiávelengenharia. Os engenheiros não desapareceram, estão aí, mas as grandes equipes foram desmontadas. Mesmo com o investimento chegando, levará um tempo para reconstituir essas equipes. Talvez algumas nem sequer consigam ser remontadas porque a Lava Jato deixou um legadobet69 é confiáveldesorganização da nossa indústriabet69 é confiávelinfraestrutura”, diz.
Reconstrução
No décimo aniversário da Lava Jato, a reestruturação dos segmentos afetados pela operação representa o maior desafio. Mesmo com a recuperação da economia brasileira e com as promessasbet69 é confiávelinvestimento ebet69 é confiáveldiversificaçãobet69 é confiávelatividades na Petrobras, a faltabet69 é confiávelinvestimentos nos últimos anos prejudicou a estatal.
“Por causa da Lava Jato, a Petrobras, a partir do governo [do ex-presidente] Michel Temer, concentrou-se na atividade primária, a extraçãobet69 é confiávelpetróleo e gás, deixandobet69 é confiávellado investimentos no refino ebet69 é confiáveltecnologia para privilegiar a maximizaçãobet69 é confiávellucro por acionista. A empresa passou a se orientar por uma perspectivabet69 é confiávelgerar lucros no curto prazo e distribuir para os acionistas”, explica o professor Luiz Fernandobet69 é confiávelPaula.
Segundo o professor da UFRJ e da Uerj, a Petrobras ainda tem chancesbet69 é confiávelrecuperar o planejamentobet69 é confiávellongo prazo, ao investir na transição ecológica enquanto busca retomar a construção da Refinaria Abreu e Lima,bet69 é confiávelPernambuco, cujas obras foram interrompidasbet69 é confiável2015 por causa da Lava Jato.
“Na época da operação, não se dava a devida atenção para os efeitos econômicos, mas esses dados hoje estão bastante consolidados. As pessoas não se atentavam para os efeitos econômicos e sociais da Operação Lava Jato. A gente que tembet69 é confiávelachar um jeitobet69 é confiávelpunir os executivos, as pessoas, mas não castigar as empresas nem destruir empregos”, avalia Luiz Fernando, da UFRJ e da Uerj.