Entenda como a inteligência artificial pode ajudar no Enem
Ferramenta ganha cada dia mais espaço nos estudos e nas salasaula
RB Leipzig (em empréstimo do Paris Saint Germain). Número 20 Xavi Simones – Wikipédia.
enciclopédia livre : 1wiki: xvi_Simons Julian 📈 é uma ameaça real quando ele tem as
Agência Brasil – Chat GPT, Google Bard, LuzIA são algumas das ferramentasinteligência artificial (IA) que ganham cada vez mais espaço no dia a dia, nos estudos e nas salasaula. No preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), elas podem ser aliadas, mas é preciso tomar alguns cuidados e, principalmente, checar as informações obtidas.A Agência Brasil conversou com o professor do ProgramaPós-GraduaçãoEngenhariaSistemas e Computação da Universidade Federal do RioJaneiro (UFRJ) Cláudio Miceli para entender como funcionam essas ferramentas, quais são as limitações que possuem equais situações podem contribuir com os estudos para a provas do Enem.
Ferramentasinteligência artificial estão disponíveis para o usoforma gratuita, basta criar uma conta, inserindo alguns dados pessoais. O usuário faz perguntas e as respostas aparecem instantaneamente na tela. Uma solução rápida e fácil. O problema é quando esse mecanismo dá respostas que não são verdadeiras. O uso dessas novas tecnologias demanda também novas habilidadesquem está na frente da tela.
“A questão é: ela não está ali para substituir o docente, substituir o professor, substitui um cursinho ou um livro. É uma ferramenta extra”, defende Miceli.
O professor compara essas ferramentas ao próprio Google. “O Chat GPT é o novo Google? Porque o Google, quando foi lançado, a gente também teve essa discussão, inclusive me lembro, eu era adolescente, o Google me foi apresentado como uma ferramentaencontrar trabalho pronto. O Google é hoje a ferramenta que todo mundo usa e que é onipresente. Ela não invalidou o nosso conhecimento, mas a gente aprendeu a lidar com ela. A gente ainda tem que aprender a lidar com o Chat GPT”, diz.
Estudar unicamente por essas ferramentas é, portanto, arriscado e exige cuidados. “Confiar cegamente como se fosse o oráculo da verdade é o problema. Mas, como guiaestudos, como um começo, é muito interessante”, diz Miceli. “Quando o aluno trabalha, ele tem que ser obrigado a se confrontar com maisuma fonte. Isso o obriga simplesmente a não aceitar aquela resposta como a única verdade do universo. A questão é justamente isso, obrigar o aluno a pensar”, acrescenta.
Enem 2023
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12novembro. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo SistemaSeleção Unificada (Sisu), a bolsasestudoinstituições privadasensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do FundoFinanciamento Estudantil (Fies). Alémaplicar para vagasinstituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.
iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular
Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista: