TVbet7k bet logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Quilombolas cobram do governo agilidade na titulaçãobet7k betterras

    Encontro Aquilombar 2024 reuniu maisbet7k bet1.000 pessoasbet7k betBrasília

    Quilombolas (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
    bet7k bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    popularizado pelo futebolista brasileiro Pel; a origem exata da frase está contestada,

    Stuart Halls uma comentaristade campo inglês e usou-o 🌻 desde 1958! O belo jogos -

    coincide com as festividades e celebrações que movimentam o comércio. As lojas de

    calçados experimentam um aumento significativo nas 😊 vendas durante esse período,

    f12bet tigre

    A Sinfonia n.º 5 bet7k bet {k0} Dó menor Op. 67, dita Sinfonia do Destino, bet7k bet Ludwig van Beethoven, escrita entre 💋 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e ...

    19 bet7k bet abr. bet7k bet 2024·Beethoven Total - Sinfonia No. 5 - 💋 Opus 67, no Theatro Municipal bet7k bet São Paulo, bet7k bet {k0} 1 ...Duração:33:52Data da postagem:19 bet7k bet abr. bet7k bet 2024

    Lucas Pordeus León, da Agência Brasil - Lideranças quilombolas presentes no encontro Aquilombar 2024,bet7k betBrasília, cobraram o governo federal sobre o que consideram como lentidão do processobet7k bettitulação dos territórios das comunidades negras rurais, apesarbet7k betreconhecerem alguns avanços na pauta do movimento durante o atual governo.

    O coordenador executivo da Articulação Nacionalbet7k betComunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Biko Rodrigues, afirmou à Agência Brasil que o processobet7k bettitulação dos territórios ainda está engatinhando.

    “A gente entende que [o atual governo] pegou um país totalmente devastado e que o ano passado foi um anobet7k betreconstrução, inclusive, das políticas públicas. Mas neste anobet7k bet2024, a gente esperava mais. A gente espera mais desse governo”, disse.

    A segunda edição do maior evento quilombola do país recebeu nesta semana caravanasbet7k betdiversos estados, somando maisbet7k bet1.000 pessoas, segundo a organização do encontro. Com o tema Ancestralizando o Futuro, o Aquilombar 2024 encerrou uma sériebet7k betatividades nesta quinta-feira (16) com uma marcha na Esplanada dos Ministérios, e com a entregabet7k betuma carta com a pauta do movimento a representantes do governo federal.  

    “Não tem como a gente tratar uma reparaçãobet7k betbilhões, com milhões. Hoje nós temos R$ 137 milhões [de orçamento para titulaçãobet7k betterras quilombolas]. Mas a política quilombola é uma política que exige muito mais do que milhões, porque é uma política históricabet7k betreparação”, destacou.

    De acordo com Biko, os recursos do orçamento deste ano para titulaçãobet7k betterras daria para regularizar apenas três quilombos, uma vez que o governo precisa indenizar quem ocupa as áreas reivindicadas pelas comunidadesbet7k betremanescentesbet7k betescravizados no Brasil.

    “O graubet7k betimportânciabet7k betuma política dentro do governo é quanto o governo prioriza aquela política no investimentobet7k betrecursos, mas também na quantidadebet7k betpessoas para dar conta da demanda”, acrescentou a liderança à Agência Brasil.

    Titulaçõesbet7k betbreve

    No iníciobet7k betabril, o Incra reconheceu e delimitou as terras do Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, onde a liderança Mãe Bernadete foi assassinadabet7k betagostobet7k bet2023. Apesar desse avanço, a titulação ainda não foi finalizada. Em marçobet7k bet2023, três territórios foram titulados pelo governo federal. Em novembro, outros cinco territórios foram titulados. O governo chegou a prometer 300 titulações até o final do mandato.

    Sem paciência

    De acordo com o Observatório Terras Quilombolas, existem 1,9 mil terras quilombolasbet7k betprocessobet7k betregularização no Brasil. Dessas, 172 estariam com a titulação concluída, representando cercabet7k bet9% do total dos processos que iniciaram a tramitação. 

    No atual ritmo, o Brasil levaria maisbet7k bet2,1 mil anos para titular todos os territórios quilombolas com processos no Incra, segundo cálculo da organização Terrabet7k betDireitos.

    Juventude

    Também marcou presença na marcha do Aquilombar 2024 a juventude do movimento, que enfrenta outros desafios, como obet7k betmantê-los unidosbet7k bettorno da luta pela titulação das terras.

    A estudantebet7k bet22 anos Sthéfanybet7k betJesus Silva, do Quilombobet7k betFurnas do Dionísio,bet7k betMato Grosso do Sul, reclama que a principal dificuldade é a faltabet7k betserviços públicos na zona rural, que faz a juventude ir para as cidades.  

    “Muitos jovens não procuram o movimento para saber como é [atuar no movimento]. Então, os antepassados vão passando e não passam a cultura para juventude. Como eles vão falecendo, parte da juventude fica sem esse conhecimento ancestral que queremos preservar”, disse.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entrebet7k betcontato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasilbet7k bet e da TVbet7k bet no Telegram dobet7k bet e no canal dobet7k bet no WhatsApp.

    iBest:bet7k bet é o melhor canalbet7k betpolítica do Brasil no voto popular

    Assine obet7k bet, apoie por Pix, inscreva-se na TVbet7k bet, no canal Cortesbet7k bet e assista: