Marcia Carmo avatar

Marcia Carmo

Jornalista e correspondente do Brasil na Argentina. MestraEstudos Latino-Americanos (Unsam,Buenos Aires), autora do livro ‘América do Sul’ (editora DBA).

83 artigos

HOME > blog

Uruguai: Mujica foi decisivo para eleição presidencial no primeiro turno, mas "esperança" será definida no segundo turno

"No segundo turno, suas declarações voltarão a ser fundamentais para a possível eleiçãoOrsi. Tudo dependerásua saúde", avalia Marcia Carmo

José 'Pepe' Mujica (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Você está procurando um lugar para comprar os óculos sol Aviator? Quer saber onde encontrar as melhores ofertas 🎅 {k0} Ray-Ban culos De Sol. Não procure mais! Neste artigo, vamos guiá -lo através do processo da busca o par 🎅 perfeito dos lente a viador ao melhor preço...

Varejistas online

s na principal competição a Europa. incluindo uma Taça e Europeia (16)e A Liga dos

ões (15). Em {k0} ‘ k0)); 🍏 15 foram eliminado os mas com ("ks1¬ 17 chegaram à final! O

ranslate, com : dicionário Português-Inglês

;

A eleição presidencial uruguaia será definida no segundo turno no dia 24novembro. Com 99,92% da apuração, o candidato do ex-presidente Pepe Mujica, Yamandú Orsi, da Frente Ampla,esquerda, foi o mais votado, com 43,94% dos votos. Masvotação foi insuficiente para a vitória no primeiro turno, realizado neste domingo (27). Para vencer, ele deveria ter recebido, pelo menos, 50% mais um voto.

O segundo colocado na disputa para governar o paíspouco maistrês milhõeshabitantes foi o governista e veterinário Álvaro Delgado, do conservador Partido Nacional (Brancos), que recebeu 26,77%. A popularidade do presidente Lacalle Pou não foi transferida nas urnas para Delgado, que foi integrante do seu governo.

Mujica, porvez, foi decisivo para a votação expressivaOrsi, que é historiador e ex-prefeitoCanelones, a segunda maior cidade do país – ou ‘paisito’ (‘paisinho’, como os uruguaios se referem carinhosamente ao próprio país). De cadeirarodas, Mujica,89 anos, votou e voltou a falar que está na etapadespedida.

Num atocampanhaOrsi, no fimsemana anterior à eleição, ele levou eleitores às lágrimas ao dizer que sabe que está chegando a hora dapartida. “Estou lutando contra a morte”, disse. Mujica foi diagnosticado, neste ano, com câncer no esôfago. “Mas não estou triste porque sei que vocês vão continuar essa luta”, disse no palanque, observado porcompanheiradécadas, a ex-senadora e ex-vice-presidente Lucía Topolansky.

* Este é um artigoopinião,responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil.

iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista:

Relacionados