Taxadd? – sobre críticas descabidas a Haddad
Os ricos querem manter seus privilégios. Quando se tenta corrigir a injustiça, ergue-se um coro reclamando contra a “voracidade tributária” do governo
Championship
UFC) and holds the record for most-wines(23), in UFC heavyweight history. Andrei
and there’s over 15,000 free online games for you to play. At MyFreeGames, you can try
out everything from 💶 kids games to massive multiplayer online games that will challenge
estrategia das cores roletadestino, tornou-se o guardião do Universo e Enfermeiro do Espaço. Desde os primeiros
minutos dicasbet365 jogo, você será seduzido 1️⃣ pelo mundo alienígena misterioso e perigoso,
Acordei hoje com vontadedicasbet365defender o ministro Haddad. Não me ocorre sempre. Por diferençasdicasbet365temperamento, fundamentalmente. A meu modesto juízo, Haddad peca por um espírito excessivamente conciliatório. Preocupado, às vezes um tanto demais,dicasbet365atender a plutocracia local e o sistema financeiro, o ministro da Fazenda pode cometer enganos.Por exemplo, o governo foi colocado numa camisa-de-sete-varas, quando se propôs um arcabouço fiscal relativamente inflexível, com metas ambiciosas que agora cobram o seu preço. As metas para 2025 e anos posteriores foram flexibilizadas (acertadamente) e foram encontradas algumas válvulasdicasbet365escape. Manteve-se, entretanto, a metadicasbet365déficit zero para 2024, com um intervalodicasbet365tolerânciadicasbet365apenas 0,25 ponto percentual do PIB para cima e para baixo. As novas projeções da Fazenda indicam um resultado primário no piso da meta, isto é, um déficitdicasbet365tornodicasbet3650,25% do PIB.
O problema permanece, portanto, induzindo o governo a bloquear ou reduzir gastos essenciais, notadamente investimentos públicos, o custeio da máquina federal e transferências sociais.
O leitor ou leitora se for mais “realista” (ou mais “conformista”?) dirá que a “correlaçãodicasbet365forças” na sociedade, na mídia e no Congresso não permite nadadicasbet365muito diferente. Pode ser. Porém, “correlaçãodicasbet365forças” não é um fato objetivo, fixado, que independa da ação dos governantes.
Esse crescimento da arrecadação é um problema? Não me parece. Haveria por acaso condiçõesdicasbet365obter o ajustamento das contas do governo, pedido insistentemente pela mídia e pelo sistema financeiro, apenas cortando despesas? Sem aumentar a arrecadação e sem tocar nos juros da dívida? O que parecem querer a plutocracia e a mídia tradicional é que se faça o ajustedicasbet365cima das classes mais baixas, cortando transferências sociais como o Benefíciodicasbet365Prestação Continuada para pessoas com deficiência, supostamente para coibir irregularidades. Gostariam, também, que os idosos pagassem a conta do ajuste, reduzindo a correção das aposentadorias e pensões. Porém, mantendo para os mais ricos as generosas isenções tributárias e generosos juros da dívida pública.
Se Lula for por esse caminho, pergunto, não descumprirá adicasbet365promessadicasbet365campanhadicasbet365colocar o pobre no orçamento e o rico no impostodicasbet365renda?
Privilégios dos ricos e super-ricos
Isso leva diretamente a outra pergunta importante: sobre quem recai um eventual aumentodicasbet365tributos? Estamos, obviamente, diantedicasbet365uma questão distributiva.
Os ricos e super-ricos querem manter os seus diversos privilégios – isenções, desonerações, baixa tributação do patrimônio e das altas rendas, pagamentosdicasbet365juros exorbitantes, para mencionar os mais evidentes. Não querem ouvir falardicasbet365dar adicasbet365contribuição. Quando se tenta corrigir a injustiça, ergue-se um coro nos meios empresariais e na mídia reclamando contra a “voracidade tributária” do governo. É exatamente o que está acontecendo com Haddad. Passos discretos que ele vem dando são recebidos a pedradas.
Agora, o governo terá, talvez, dificuldadedicasbet365propor e implementar uma tributação mais justa da renda e do patrimônio. Os privilegiados comemoram,dicasbet365particular.
Não reconhecemdicasbet365público, porém. Ao contrário, promovem uma campanha para tachar Haddaddicasbet365entusiasta do aumento da carga tributária...
***
Uma versão resumida deste texto foi publicada na revista Carta Capital.