TVvbet twitter logo
    Paulo Nogueira Batista Jr avatar

    Paulo Nogueira Batista Jr

    Economista, foi vice-presidente do Novo Bancovbet twitterDesenvolvimento do BRICS e diretor executivo no FMI pelo Brasil.

    101 artigos

    HOME > blog

    Taxadd? – sobre críticas descabidas a Haddad

    Os ricos querem manter seus privilégios. Quando se tenta corrigir a injustiça, ergue-se um coro reclamando contra a “voracidade tributária” do governo

    Fernando Haddad (Foto: Washington Costa/MF)

    ✅ Receba as notícias do Brasilvbet twitter e da TVvbet twitter no Telegram dovbet twitter e no canal dovbet twitter no WhatsApp.

    vbet twitter de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    #más

    Descripción

    ster City 1 x participante da Copa do Mundo 2024 Portugal Joo Cancelo - Títulos e

    stas - Transfermarkt transfermarkto : 🍏 joao-cancello. erfolge ; spieler Arsenal nunca

    crb x sport

    Introducing the Battle Pass and Bundles for Call of Duty: Modern Warfare II and Call of Duty: Warzone!" 2.0 Season 02. Forge your path through 20 new Sectors featuring three free functional weapons, new Operator Skins, COD Points, Calling Cards, Double XP, Vehicle Skins, and more.
    The Fortnite Battle Pass will be one of the most valuable buys you will have if you want some cosmetics. The Fortnite Battle Pass is priced at 950 V-Bucks which is the equivalent ofR.99 USD.

    Acordei hoje com vontadevbet twitterdefender o ministro Haddad. Não me ocorre sempre. Por diferençasvbet twittertemperamento, fundamentalmente. A meu modesto juízo, Haddad peca por um espírito excessivamente conciliatório. Preocupado, às vezes um tanto demais,vbet twitteratender a plutocracia local e o sistema financeiro, o ministro da Fazenda pode cometer enganos. 

    Por exemplo, o governo foi colocado numa camisa-de-sete-varas, quando se propôs um arcabouço fiscal relativamente inflexível, com metas ambiciosas que agora cobram o seu preço. As metas para 2025 e anos posteriores foram flexibilizadas (acertadamente) e foram encontradas algumas válvulasvbet twitterescape. Manteve-se, entretanto, a metavbet twitterdéficit zero para 2024, com um intervalovbet twittertolerânciavbet twitterapenas 0,25 ponto percentual do PIB para cima e para baixo. As novas projeções da Fazenda indicam um resultado primário no piso da meta, isto é, um déficitvbet twittertornovbet twitter0,25% do PIB. 

    O problema permanece, portanto, induzindo o governo a bloquear ou reduzir gastos essenciais, notadamente investimentos públicos, o custeio da máquina federal e transferências sociais.  

    O leitor ou leitora se for mais “realista” (ou mais “conformista”?) dirá que a “correlaçãovbet twitterforças” na sociedade, na mídia e no Congresso não permite nadavbet twittermuito diferente. Pode ser. Porém, “correlaçãovbet twitterforças” não é um fato objetivo, fixado, que independa da ação dos governantes. 

    Esse crescimento da arrecadação é um problema? Não me parece. Haveria por acaso condiçõesvbet twitterobter o ajustamento das contas do governo, pedido insistentemente pela mídia e pelo sistema financeiro, apenas cortando despesas? Sem aumentar a arrecadação e sem tocar nos juros da dívida? O que parecem querer a plutocracia e a mídia tradicional é que se faça o ajustevbet twittercima das classes mais baixas, cortando transferências sociais como o Benefíciovbet twitterPrestação Continuada para pessoas com deficiência, supostamente para coibir irregularidades. Gostariam, também, que os idosos pagassem a conta do ajuste, reduzindo a correção das aposentadorias e pensões. Porém, mantendo para os mais ricos as generosas isenções tributárias e generosos juros da dívida pública.

    Se Lula for por esse caminho, pergunto, não descumprirá avbet twitterpromessavbet twittercampanhavbet twittercolocar o pobre no orçamento e o rico no impostovbet twitterrenda? 

    Privilégios dos ricos e super-ricos

    Isso leva diretamente a outra pergunta importante: sobre quem recai um eventual aumentovbet twittertributos? Estamos, obviamente, diantevbet twitteruma questão distributiva.

    Os ricos e super-ricos querem manter os seus diversos privilégios – isenções, desonerações, baixa tributação do patrimônio e das altas rendas, pagamentosvbet twitterjuros exorbitantes, para mencionar os mais evidentes. Não querem ouvir falarvbet twitterdar avbet twittercontribuição. Quando se tenta corrigir a injustiça, ergue-se um coro nos meios empresariais e na mídia reclamando contra a “voracidade tributária” do governo. É exatamente o que está acontecendo com Haddad. Passos discretos que ele vem dando são recebidos a pedradas. 

    Agora, o governo terá, talvez, dificuldadevbet twitterpropor e implementar uma tributação mais justa da renda e do patrimônio. Os privilegiados comemoram,vbet twitterparticular.

    Não reconhecemvbet twitterpúblico, porém. Ao contrário, promovem uma campanha para tachar Haddadvbet twitterentusiasta do aumento da carga tributária...

    ***

    Uma versão resumida deste texto foi publicada na revista Carta Capital.

    * Este é um artigovbet twitteropinião,vbet twitterresponsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasilvbet twitter.

    iBest:vbet twitter é o melhor canalvbet twitterpolítica do Brasil no voto popular

    Assine ovbet twitter, apoie por Pix, inscreva-se na TVvbet twitter, no canal Cortesvbet twitter e assista:

    Relacionados