Taxadd? – sobre críticas descabidas a Haddad
Os ricos querem manter seus privilégios. Quando se tenta corrigir a injustiça, ergue-se um coro reclamando contra a “voracidade tributária” do governo
✅ Receba as notícias do Brasilvbet twitter e da TVvbet twitter no Telegram dovbet twitter e no canal dovbet twitter no WhatsApp.
#más
Descripción
ster City 1 x participante da Copa do Mundo 2024 Portugal Joo Cancelo - Títulos e
stas - Transfermarkt transfermarkto : 🍏 joao-cancello. erfolge ; spieler Arsenal nunca
crb x sportPor exemplo, o governo foi colocado numa camisa-de-sete-varas, quando se propôs um arcabouço fiscal relativamente inflexível, com metas ambiciosas que agora cobram o seu preço. As metas para 2025 e anos posteriores foram flexibilizadas (acertadamente) e foram encontradas algumas válvulasvbet twitterescape. Manteve-se, entretanto, a metavbet twitterdéficit zero para 2024, com um intervalovbet twittertolerânciavbet twitterapenas 0,25 ponto percentual do PIB para cima e para baixo. As novas projeções da Fazenda indicam um resultado primário no piso da meta, isto é, um déficitvbet twittertornovbet twitter0,25% do PIB.
O problema permanece, portanto, induzindo o governo a bloquear ou reduzir gastos essenciais, notadamente investimentos públicos, o custeio da máquina federal e transferências sociais.
O leitor ou leitora se for mais “realista” (ou mais “conformista”?) dirá que a “correlaçãovbet twitterforças” na sociedade, na mídia e no Congresso não permite nadavbet twittermuito diferente. Pode ser. Porém, “correlaçãovbet twitterforças” não é um fato objetivo, fixado, que independa da ação dos governantes.
Esse crescimento da arrecadação é um problema? Não me parece. Haveria por acaso condiçõesvbet twitterobter o ajustamento das contas do governo, pedido insistentemente pela mídia e pelo sistema financeiro, apenas cortando despesas? Sem aumentar a arrecadação e sem tocar nos juros da dívida? O que parecem querer a plutocracia e a mídia tradicional é que se faça o ajustevbet twittercima das classes mais baixas, cortando transferências sociais como o Benefíciovbet twitterPrestação Continuada para pessoas com deficiência, supostamente para coibir irregularidades. Gostariam, também, que os idosos pagassem a conta do ajuste, reduzindo a correção das aposentadorias e pensões. Porém, mantendo para os mais ricos as generosas isenções tributárias e generosos juros da dívida pública.
Se Lula for por esse caminho, pergunto, não descumprirá avbet twitterpromessavbet twittercampanhavbet twittercolocar o pobre no orçamento e o rico no impostovbet twitterrenda?
Privilégios dos ricos e super-ricos
Isso leva diretamente a outra pergunta importante: sobre quem recai um eventual aumentovbet twittertributos? Estamos, obviamente, diantevbet twitteruma questão distributiva.
Os ricos e super-ricos querem manter os seus diversos privilégios – isenções, desonerações, baixa tributação do patrimônio e das altas rendas, pagamentosvbet twitterjuros exorbitantes, para mencionar os mais evidentes. Não querem ouvir falarvbet twitterdar avbet twittercontribuição. Quando se tenta corrigir a injustiça, ergue-se um coro nos meios empresariais e na mídia reclamando contra a “voracidade tributária” do governo. É exatamente o que está acontecendo com Haddad. Passos discretos que ele vem dando são recebidos a pedradas.
Agora, o governo terá, talvez, dificuldadevbet twitterpropor e implementar uma tributação mais justa da renda e do patrimônio. Os privilegiados comemoram,vbet twitterparticular.
Não reconhecemvbet twitterpúblico, porém. Ao contrário, promovem uma campanha para tachar Haddadvbet twitterentusiasta do aumento da carga tributária...
***
Uma versão resumida deste texto foi publicada na revista Carta Capital.