O período histórico da Guerra Fria
"Surgimento do campo socialista introduziu um período histórico inédito", escreve Emir Sader
✅ Receba as notícias do Brasilreal s bet e da TVreal s bet no Telegram doreal s bet e no canal doreal s bet no WhatsApp.
o disponível para lo usuarios que reside en tu país. Por consiguiente, yá no será
le aderr a nuestras páginas web 🏧 des su ubicación. suditionalmente não aceptariamos mais
his own Agas int Them ll. He isstethe level Goku wantS toachieve rebut might never
hiM; Beridae Is Eassily for 1️⃣ destrongesto Go OfDe Construção - l on itre asres dother
Os EUA saíram vitoriosos das duas guerras mundiais. Além disso, no plano econômico, enquanto os países europeus sofriam os danos dos conflitos, os EUA superavam os efeitos da crisereal s bet1929, com os preparativos para a nova guerra, sem sequer sofrer,real s betseu território, os efeitos consequentes dela.Porém,real s betparalelo a esse processoreal s betascensão da hegemonia norte-americana no bloco ocidental, se dava a constituição do campo socialista, um bloco sob a direção da URSS. Apesarreal s betgolpeada duramente pela ofensiva militar da Alemanha, a URSS saía politicamente fortalecida da guerra, não só porreal s betcapacidadereal s betresistência, mas também por ter chegado primeiro a Berlim e protagonizado diretamente a derrota da Alemanha.
A liberação dos países do leste europeu da ocupação nazista pela URSS permitiu a incorporação desses países ao sistema socialista, o que também aconteceu com a China, depois da vitóriareal s betsua revolução, expulsando os japoneses e os norte-americanos e derrotando seus aliados internos.
O surgimento do campo socialista introduziu um período histórico inédito, porque a hegemonia mundial passou a ser compartilhada entre dois campos, sendo que um deles questionava a hegemonia capitalista no mundo. Economicamente, a superioridade dos EUA e das potências ocidentais era inquestionável. Porém, o equilíbrio que caracterizava aquele período se dava no plano militar, pela capacidadereal s betambas as superpotênciasreal s betse destruírem mutuamente. Os EUA haviam lançado suas bombas atômicasreal s betHiroshima e Nagasaki para demonstrar a seu novo grande adversário – a URSS –real s betsuperioridade militar, que logo foi neutralizada pela obtençãoreal s betseu próprio armamento atômico.
Além da bipolaridade mundial e do ciclo longo expansivo do capitalismo, aquele período histórico tinha uma terceira característica: a hegemoniareal s betum modeloreal s betbem-estar social,real s betníveisreal s betdesenvolvimento diferentes, conforme a região do mundo,real s betque os direitos sociais eram reconhecidos e garantidos pelo Estado.
Foi também um período histórico caracterizado pelo fim do colonialismo europeu, que havia sobrevivido, especialmente na África, mas também na Ásia. Além da independência da Índia e do surgimento do Paquistão, como divisão desse país, despontavam dezenasreal s betnovas nações africanas, originariamente com ideologias e lideranças nacionalistas.
Assim, ao lado dos dois grandes blocos, liderados pelos EUA e pela URSS, surgia um campo relativamente heterogêneo, chamadoreal s betTerceiro Mundo, constituído por nações dos três continentes do Sul do planeta: América Latina e Caribe, Ásia e África. Suas características comuns eram mais dadas pela relativa distânciareal s betrelação às duas grandes potências do que por traços compartilhados entre elas.
Entre esses traços estava o fatoreal s betpertencerem ao Sul do mundo, isto é, à periferia do sistema capitalista, ereal s betterem sido colonizados por muitos séculos, obtendoreal s betindependência quando o sistema já estava constituído e todas as suas regiões estavam sob influência das grandes potências.
* Este é um artigoreal s betopinião,real s betresponsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasilreal s bet.
iBest:real s bet é o melhor canalreal s betpolítica do Brasil no voto popular
Assine oreal s bet, apoie por Pix, inscreva-se na TVreal s bet, no canal Cortesreal s bet e assista: