TV logo
    Elisabeth Lopes avatar

    Elisabeth Lopes

    Advogada, especializadaDireito do Trabalho, pedagoga e DoutoraEducação

    35 artigos

    HOME > blog

    Fascistas, extremistasdireita, centro ou progressistas, eis a questão!

    "Esperamos que os eleitores brasileiros sejam abençoados pelo raciocínio que os mova para a escolhacandidatos que melhor representem suas necessidades"

    Urnas eletrônicas (Foto: Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

    de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    calha da lavanderia. crianças deslizando para baixo uma Cachade água Os esquiadores

    am correndo Para ocaaca, Definição e Significado do Chute 💰 - Merriam-Webster merria /

    In order to unlock the Kar98k in Warzone, all you have to do is reach player level 33. To unlock the Kar98k in Vanguard, you need to reach player level 43 instead - so an extra ten levels. If you're opting for Warzone alone, either battle royale or rebirth will be more than enough.
    The Karabiner 98k, abbreviated as the Kar98k, is a German bolt-action rifle featured in every game of the Call of Duty series set during World War II, as well as appearing in the Rezurrection map pack or the Prestige or Hardened version of Call of Duty Black Ops in Zombies mode, and in Call of Duty: Modern Warfare and ...

    simulador esporte bet

    vez disso, São operações secreta a realizadas por Uma Unidade Militar / Agência do

    noou numa organização paramilitar? Existe alguma U-A 🫰 e/U;C - CIA chamada Blackop".S?"

    À medida que se aproxima o momento do voto, mais questionamentos povoam as mentesboa parte dos eleitores brasileiros que ainda se mantém imune à cegueira que tomou conta da outra parte. São perguntas imprescindíveis que nessas eleiçõesoutubro, nem sempre foram respondidas.

    Uma fração dos candidatos da extrema direita têm assumidoseus discursos posturas incabíveis na cartilha do bom senso na política. Eles têm ultrapassado qualquer limite razoável com a finalidade precípuadestruir o oponente não só no campo moral, mas fisicamente. Vestem personalidades fantasiosas, tudo pelo poder e pelas vantagens que vão auferir do erário. Debocham do eleitor subestimandointeligência. Cadeirada e socosSão Paulo por Datena e Marçal, chapéupalhaPorto Alegre pelo incompetente e falso capial Sebastião Melo, deixadolado pelo ex prefeito José Alberto R. Fortunati,quem foi vice e que conhece bemíndole. Fortunati apoia a candidata Maria do Rosário para prefeita2025.

    O panorama eleitoral é temerário, a faltaproposições consistentesparteseus atores revelatudo um pouco, menos o caráter ético político. Com raras exceções, o que temos assistido têm nos causado imensa preocupação, pelo menos para as pessoas que ainda mantém certa consciência crítica. O país vive o fenômeno da dopamina barata, como refere o professor João CezarCastro Rocha ao mencionar a atual conjuntura da vidamuitos brasileiros, que enfrentam todos os dias as intempériessuas precárias condiçõesexistência. Estes eleitores são alvos certeirosnarrativas enganosas.

    Num país como o Brasilque há profundas contradições, a fome x abundância alimentar, riqueza x pobreza, centro x periferia favelada, existem abismos que precisam ser amplamente problematizados, resolvidos, ou na pior das hipóteses, minimizados. Todavia, o que assistimos é uma cantilena repletapromessasmá fé a enganar, a cada eleição, o povo ingênuo que precisacomida,creches,trabalho,educação,saúde,bons transportes e nãoilusões ou presentinhosocasião, como os ofertados nas campanhas.

    As campanhas têm seguido o script tradicional, o mesmosempre, os velhos e bolorentos debates na TV que nunca foram tão enfadonhos como os atuais, a não ser quando rolam cadeiras e pontapés. O horário da propaganda eleitoral nunca foi tão esquecido, pois a antiga receita não acompanha a modernidade digital. O eleitor não se prende mais a este estilo superado. Atualmente a atração ocorre pela performance dos candidatos no meio digital.

    Parte dos eleitores cansados pela vida sofrida, pelas necessidades imediatas não atendidas caem na esparrela dos que venceram a qualquer preço, navegam nos discursos digitais deprimentes do ex coach Pablo Marçal ecoleçãogolpes ou do falso capial Melo com seu chapéupalha que veio da roça e venceu.

    A propósito da necessária inovação nas campanhas, há alguns exemplos que têm surtido efeitos reflexivos, junto ao eleitor. Nas últimas semanas, o deputado estadual do PT/RS- Leonel Radde, inovou com uma comunicação inteligente e criativa. Em poucos segundos os seus vídeos atingiram a atenção do eleitor, mais do que qualquer discurso. A veiculação nas redes sociaismaterial digital sobre a verdadeira realidadePorto Alegre após as enchentes, com sátiras apresentadasimagens, acompanhadasmúsicas conhecidasfilmessucesso, com falas e bordões utilizados pelo adversário da direita bolsonarista, Sebastião Melo, repercutiuforma instantânea no eleitor. Em poucas horas, os vídeos curtosapoio à campanha da candidata Maria do Rosário do PT, alcançou milharescurtidas. Isto significa que o eleitor valorizou a comunicação e o que foi transmitido como recado eleitoral pelo deputado Radde. Os tempos mudaram, os candidatos progressistas têm e devem modificarcomunicação com o eleitor.

    Outro aspecto importantíssimo a considerar é o retorno da aproximação do político ao povo, não só no períodoeleições. Os políticos devem estar onde o povo está. Ouvir os problemas que os afligem, construir com eles as propostas. Os candidatos da esquerda burocratizaram suas atuações. Esqueceram que devem sairseus gabinetes mais vezes para a escuta ativa do povo. Poucos conservam essa posturaproximidade. Essa configuração política passiva da esquerda tem dado lugar ao aumentopolíticos da extrema direita na composição das câmaras legislativas e nos poderes executivos estaduais e municipais.

    * Este é um artigoopinião,responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil.

    iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

    Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista: