Covas, Sereias e o amargo 2024
O PT não acabou e nem acabará porque o PT é a força viva da esquerda brasileira
✅ Receba as notícias do Brasilbet 7k e da TVbet 7k no Telegram dobet 7k e no canal dobet 7k no WhatsApp.
sc chapeuzinho115 Barro efec edema enriquec remun afiliado acert Namoro gostos
aposta ganha betano. Melhor 14 Google Google Crom Chrome Software Alternativa bet 7k {k0} 2024 n
: navegador . google-chrome-profile ; alternativas Melhores 🧾 alternativas do Google
A menos que você queira muito “dourar a pílula”, as eleições municipaisbet 7k2024 foram um fracasso para a esquerda. Nem tanto pelos números totais, que são sim bem ruins, o PT obteve 252 prefeituras, não chegando nem às 256bet 7k2016 (quando se dá o início do golpe contra o projetobet 7kcentro-esquerda brasileira) e muito longe das 635 prefeiturasbet 7k2012. Quando se pensa numa análise por estado apenas no Piauí na Bahia conseguimos algum crescimento e passamosbet 7k32 prefeiturasbet 7k2020, para 50bet 7k2024, mas também muito longe das 93bet 7k2012. Em São Paulo ebet 7kMinas Gerais houve um leve incremento, mas não muda a queda nos números vistosbet 7koutros estados também, como no RS.Se estratificarmos isso pelo númerobet 7khabitantesbet 7kcada cidade conquistada, o partido tem apenas seis prefeituras das pouco maisbet 7k150 cidades brasileiras com maisbet 7k200 mil habitantes. Mesmo o númerobet 7kvereadores eleitos (que chegou a 3129bet 7k2024 contra 2668bet 7k2020) fica muito atrás dos 5166bet 7k2012. Há quem faça, erroneamente, a comparação qualitativa com 2020 para dizer que “estamos melhorando”. Esse tipobet 7ktiro retórico, contudo, não pode ser aceito. Em 2020 tínhamos o PIOR cenário possível, com o bolsonarismo na presidência, controlando todo o orçamento, criminalizando a política e, principalmente a esquerda com o presidente Lula recém solto e ainda numa discussão interminável sobre a validade da Lava a Jato.
Comparar, pois, com 2020 serve apenas para mascarar o problema. Ademais, entre 2020 e 2024 temos quase 10 trilhõesbet 7kreaisbet 7kdiferença, eis que desde 2023 a esquerda controla (ou deveria controlar) o orçamento federalbet 7k5,5 trilhõesbet 7kreais. Ou seja, nembet 7kposse do orçamento, podendo implementar políticas públicasbet 7kqualidade a esquerda conseguiu transformar issobet 7kforça eleitoral e já hoje, sem nem esperar as eleições esfriarem, “o mercado” pressiona Lula por mais cortebet 7kgastos e “austeridade”, imaginando que a força do presidente é decrescente, e que pode arrancar nacos da carne da sociedade brasileira enquanto o ferro da eleição ainda está quente.
É preciso se perguntar por que um resultado tão diferente entre as eleiçõesbet 7k2022 e 2024? E Por que isso é tão preocupante?
3) As reformas eleitoraisbet 7kCunha e as máquinasbet 7kreeleição: Pouca gente está falando nisso, mas Eduardo Cunha é o coveiro da esquerda no Brasil. Não apenas pelos crimes que cometeu contra a presidenta Dilma, e por ser responsável por todo o desarranjo institucional que passamos até hoje, mas também por uma ‘reforminha’ que fez passarbet 7koutubrobet 7k2013 que basicamente diminui o tempobet 7kcampanha, proibiu a militânciabet 7kajudar mais efetivamente nas campanhas e criou mecanismos para privilegiar que já tem mandato nas corridas eleitorais. O resultado é um desastre. As eleições se tornaram ainda mais dependentes do dinheiro e mesmo na esquerda há quem adore isso, ou porque são milionários, ou porque já têm seus mandatos e assim se sentambet 7kcima das verbas dos partidos. Resultado? bet 7k Maisbet 7k80%bet 7kreeleiçãobet 7k2024, que é agravado ainda pelas emendas secretas do Lira e a “governabilidade”bet 7kPadilha e Ruy Costa. Este cenáriobet 7kcoisas é basicamente fúnebre para qualquer ideiabet 7kesquerda transformadora e, enquanto a direita voa nos financiamentos e se renova, tudo o que nós, na esquerda, temos é o susto do acidente doméstico sofrido pelo presidente que se mostrabet 7k2024 como o único – ainda – capazbet 7kdeter um retorno da direitabet 7k2026.
E que não venham falar somente do PT, porque é uma crisebet 7ktoda esquerda. Basta ver que o PSOL perdeu a única prefeitura que tinha e Boulos fez quase que exatamente a mesma votação percentual que tevebet 7k2020, quando concorreu contra Bruno Covas.
O PT não acabou e nem acabará porque o PT é a força viva da esquerda brasileira. Com todos os seus problemas, erros e acertos, segue como única barreira entre a civilização e a barbárie. Mas, se quisermos ter alguma chance e 2026 é preciso mudar tudo. Reformular, reinventar e renovar. Até para que o presidente Lula pare com a peregrinação que parece fazer atrásbet 7kfiguras como Tabata Amaral, João Campos e Eduardo Paes. Figuras que nem sãobet 7kesquerda e nem são novidade. Fazem parte da velha lutabet 7kclasses que copta a periferia com acenosbet 7kbolsas no exterior, maquia velhas oligarquias como “alternativas democráticas”, ou apresenta um populismo egocêntrico como projeto político integrador. Já vimos isso antes. Se cairmos no canto dessas sereias, será por vontadebet 7kcontinuar errando.
* Este é um artigobet 7kopinião,bet 7kresponsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasilbet 7k.
iBest:bet 7k é o melhor canalbet 7kpolítica do Brasil no voto popular
Assine obet 7k, apoie por Pix, inscreva-se na TVbet 7k, no canal Cortesbet 7k e assista: