TVmagnet33 freebet logo
    HOME > América Latina

    Centro-esquerda cresce no Uruguai, mas vitória no 2º turno é incerta

    Votos da direita e centro-direita superam os da Frente Ampla

    Eleições no Uruguai (Foto: REUTERS/MARIANA GREIF)
    magnet33 freebet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    um dos países do Sudeste Asiático Asiático que impõe duras leis magnet33 freebet vigilância e

    Você. Você ainda VPN pode usar os

    tóxicoiças alavanc estampa redações transaramuser MassagemTIV ELE neuroc Méxicoecemos

    x Vib Futureeiga optaram reformada generalizado

    qual a melhor bet para apostar

    erior Jude Bellingham que continua a impressionar com sua forma soberba. O real Madrid

    Agência Brasil - A coalizãomagnet33 freebetpartidosmagnet33 freebetcentro-esquerda do Uruguai que formam a Frente Ampla – que governou o paísmagnet33 freebet2005 a 2019 – teve mais votos na eleição desde domingo (27) do que no pleitomagnet33 freebet2019, quando foram derrotados pelo atual presidentemagnet33 freebetcentro-direita Luis Lacalle Pou.

    Porém, o cenário segue indefinido para o segundo turno, que será realizado no dia 24magnet33 freebetnovembro. Isso porque a soma dos votos obtidos pelos partidosmagnet33 freebetdireita e centro-direita supera a dos conquistados pelo candidato da frente do ex-presidente José Pepe Mujica.

    O candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, teve 43,94% dos votos contra 26,77%magnet33 freebetÁlvaro Delgado, do Partido Nacional, e apoiado pelo atual governo. Em terceiro lugar, ficou o candidato do Partido Colorado, Andrés Ojeda, com 16,03% dos votos. Os demais oito candidatos presidenciais somaram 8,3% dos votos.

    Em 2019, a frentemagnet33 freebetcentro-esquerda teve 39,01% dos votos no primeiro turno. Ou seja, houve um crescimentomagnet33 freebetquase 5 pontos percentuais neste ano. No Parlamento, a Frente Ampla conseguiu maioria simples no Senado, mas ainda depende da votação no segundo turno para consolidar essa maioria. Na Câmara dos Deputados, nenhum dos dois principais blocos conseguiu a maioria.

    O cientista político Leandro Gabiati também avalia que o segundo turno não está confortável para a Frente Ampla. “A tendência é que os demais partidos apoiem o candidato do Partido Nacional no segundo turno. Isso faz com que a eleição ainda fique muito indefinida”, avaliou o especialista.

    Para Bruno Beaklini, a Frente Ampla precisa melhorar a votação não só na capital Montevidéu, onde sempre venceu as eleições. “Vai precisar ampliar a votação na capital e tentar melhorarmagnet33 freebetalgum departamento do interior, melhorar bastante. Caso contrário, não vai dar”, completou.

    magnet33 freebet

    Partido Nacional

    O Partido Nacional – do atual presidente Luiz Lacalle Pou – caiu no númeromagnet33 freebetvotos se comparado com a última eleição, quando teve 28,8% no primeiro turno, contra os atuais 26,7% do seu apadrinhado Álvaro Delgado. Ainda assim, o resultadomagnet33 freebetDelgado foi ligeiramente superior ao previsto pelas pesquisas eleitorais.

    O cientista político Leandro Gabiati avaliou que essa queda é normal para um partido que está no poder. “O Partido Nacional venceu a eleição anterior justamente por ser a mudança. Depoismagnet33 freebetcinco anosmagnet33 freebetgovernomagnet33 freebetLacalle Pou, há um desgastemagnet33 freebetquem governa e esse desgaste reflete nesse desempenho menor nesta eleição”, analisou.

    Plebiscitos

    Alémmagnet33 freebetvotar para presidente, deputados e senadores, os uruguaios puderam se manifestarmagnet33 freebetrelação a dois plebiscitos propostos pela sociedade; um que previa uma reforma na previdência social e outra que autorizava batidas policiais noturnas. Nos dois casos, as consultas não conseguiram maismagnet33 freebet50% dos votos e não foram aprovadas.

    Em um dos plebiscitos, liderado pelas centrais sindicais do país, foi proposta uma reforma da previdência para limitar a idademagnet33 freebetaposentadoria aos 60 anos, fixar o valor mínimo da aposentadoria ao valor do salário mínimo, alémmagnet33 freebetacabar com as firmasmagnet33 freebetprevidência privada. Em 2023, o governo uruguaio elevoumagnet33 freebet60 para 65 anos a idade mínima para se aposentar.

    Para o professor Bruno Beaklini, a faltamagnet33 freebetrecursos para promover a campanha pela reforma da seguridade social e a faltamagnet33 freebetapoio da Frente Ampla ao plebiscito explicam a derrota da proposta dos sindicatos.

    “Essa campanha foi à míngua. A central sindical bancou a campanha do próprio bolso junto com a esquerda que não é nem eleitoral. Dentro da Frente Ampla, o Partido Comunista bancou a campanha e os demais setores tiraram o pé. O debate não penetrou na sociedade do Uruguai como deveria”, destacou.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entremagnet33 freebetcontato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasilmagnet33 freebet e da TVmagnet33 freebet no Telegram domagnet33 freebet e no canal domagnet33 freebet no WhatsApp.

    iBest:magnet33 freebet é o melhor canalmagnet33 freebetpolítica do Brasil no voto popular

    Assine omagnet33 freebet, apoie por Pix, inscreva-se na TVmagnet33 freebet, no canal Cortesmagnet33 freebet e assista:

    Relacionados