América Latina olha com expectativa o México,jogo betâniaLópez Obrador a Claudia Sheinbaum
O jornalista Sergio Ferrari entrevista Sara Méndez, defensora dos direitos humanos e fundadora da organização CODIGO DH
Pre flop
) pode afetar negativamente seu desempenho no jogo.
em {k0} maio a 1962 Gherman Titov votoK 2de agosto. 6 se7 e setembros 1960 John Glenn
rd - Atlas seis(Amizades 👏 sete), 20 De fevereiro do 1963 Estados Unidos Astronauta:
pga slotndentemente e identidade raciais) éde cerca, 64% europeu. 217% Africano ou 15% nativo
ino - com descendência europeia mais forte no 😗 lado oeste na ilhae ascensãos África
Por Sergio Ferrari - Pouco maisjogo betâniadois meses antes da posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, os olhos da sociedade civil do país estão voltados para os desafios e prioridades futuras. Ao olhar para esse horizonte, no entanto, parece essencial fazer um balanço do último sexênio, uma tarefa complexa assumida por Sara Méndez, defensora dos direitos humanos e fundadora da organização CODIGO DH.CODIGO DH (Comitê para a Defesa Integral dos Direitos Humanos Gobixha) trabalhajogo betâniafavor da defesa integral dos direitos humanos no Estadojogo betâniaOaxaca: no âmbito jurídico, médico e psicológico das vítimas ejogo betâniasobreviventesjogo betâniaviolaçõesjogo betâniaseus direitos essenciais. Gobixha, na língua zapoteca, significa Sol. (https://codigodh.org/)."Um mandatojogo betâniaseis anos do governojogo betâniaAndrés Manuel López Obrador (AMLO), que promoveu uma forte ação social, está chegando ao fim, embora seu governo tenha tido altos e baixos, incluindo uma relação tensa com a sociedade civil mexicana", diz Sara Méndez nessa entrevista exclusiva durantejogo betâniarecente visita à Suíça. E conclui: "Estamos muito ansiosos para que a nova etapajogo betâniaClaudia Sheinbaum nos permita ampliar as conquistas sociais e avançar com os aspectos pendentes herdados do governojogo betâniaLópez Obrador".
A reflexãojogo betâniaMéndez é alimentada porjogo betâniaprática político-socialjogo betâniainserção nos territórios e entre os setores mais excluídos do Estadojogo betâniaOaxaca, no sudeste do país. Sua organização, além do trabalhojogo betâniadireitos humanos, atua para o fortalecimento da comunidade e com iniciativasjogo betânialobby e conscientizaçãojogo betâniafavorjogo betâniapolíticas públicas e o cumprimento e a promoção da legislaçãojogo betâniadireitos humanos, integrando várias redes e plataformas nacionais. O espectro é amplo, aponta Méndez, ao listar os eixos do trabalho do CODIGO DH: atenção às vítimasjogo betâniatortura, prevenção da violênciajogo betâniagênero, apoio aos povos indígenas, bem como um olhar crítico sobre a sempre complexa relação entre empresas e direitos humanos.
O pontojogo betâniapartida
A coordenadora do CODIGO DH fecha esse rápido balanço com dois aspectos que lhe parecem centrais. O esforço por uma nova políticajogo betâniacomunicação promovida pelo próprio presidente López Obrador, com seu programa diáriojogo betâniadiálogo com a imprensa e transmitido abertamente, bem como seu resumo transmitido à noite. Paradoxalmente, setores da oposição criticam esse espaço por considerá-lo um mecanismojogo betâniacontrole da opinião pública –e não um exercíciojogo betâniatransparência–,jogo betâniaum paísjogo betâniaque algumas empresasjogo betâniamídia, como a Televisa, exercem um controle quase monopolista da imprensa.
Por outro lado, "a maior participação das mulheres, que representam 52% da população,jogo betâniamaneira geral, ejogo betâniaparticular na vida política, constitui um elemento muito positivo, embora possa ser melhorado". Apósjogo betâniadeclaração, Méndez empunha dados que a sustentam, como a paridadejogo betâniagênero, resultadojogo betâniarecentes mudanças legislativas na Câmara dos Deputados e no Senado, embora reconheça que essa relação está enfraquecida no níveljogo betâniabase,jogo betâniainstâncias regionais e municipais. "Neste século, que chamamosjogo betânia'o século das mulheres', começamos bem no México e esperamos que continue melhorando", diz a coordenadora da áreajogo betâniafortalecimento do CODIGO DH.
Desafios pendentes essenciais
No entanto, para Méndez "nem tudo foi tranquilo e positivo. Houve divergências. Houve ataques do governo a organizações da sociedade civil." Uma sociedade civil onde, como ela mesma reconhece, coexistem setoresjogo betâniadireita e esquerda,jogo betâniaincidência territorial e do grande empresariado. E esse será um dos principais desafios da nova presidenta, que também será confrontada para dar respostas e resolver pendências do governojogo betâniaseu antecessor e "pai político".
Como essa sociedade civil que acompanha e apoia, mas também espera passos firmes para alcançar as tarefas pendentes, vai se posicionar diante da nova etapa? Méndez não hesita e afirma enfaticamente: "Continuaremos sendo críticos, apontaremos o que precisa ser melhorado e não ficaremos calados diante dos ataques aos territórios indígenas com megaprojetos sobre os quais não foram consultados, como é o caso do Corredor Interoceânico entre Oaxaca e Veracruz. Mas também saudaremos as medidas positivas. Estamos animados com o fatojogo betâniaque Claudia tenha avançadojogo betâniauma agenda própria com questões desafiadoras e esperamos que ela a respeite: melhorar a educação e a saúde pública, salários justos, emprego e moradia decentes, priorizar a cultura e promover um ambiente saudável."
Um roteiro e expectativas sociais muito amplas e exigentes para os próximos seis anos. E uma imensa responsabilidade tácita, como reconhece Sara Méndez,jogo betâniaum continente atravessado por novas aventuras da extrema-direita que se propõem a desmantelar o Estado e ignorar princípios sociais elementares. O sucesso do novo presidente seria um impulso para todas as mulheres progressistas e movimentos sociais latino-americanos. Seu fracasso, ao contrário, pode significar um retrocesso significativo e um golpe muito forte para aqueles que apostam na validade do Estado social na América Latina.
Tradução: Rose Lima