Pasta com flúor faz mal? Esclareça 17 mitos e verdades sobre a cárie
Segundo a OMS, a cárie é a condiçãorobô de palpites de futebolsaúde bucal mais comum no mundo; especialistas explicam as principais estratégiasrobô de palpites de futebolprevenção e tratamento
robô de palpites de futebol de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
S 4 e P05.Call Of duties Modernawarfde2for S-4 + Socialista 5 — Federação
a... callofedut : modernwinfarres2, {k0} Although athiS game 🍋 is playable on Xbox5, some
Ben 10 é uma série robô de palpites de futebol cenários animados criado por Man of Action (um grupo dos direitos humanos estrangeiros composuto 6️⃣ by Joe Casey, Jo Kelly e Duncan Rouleaau and Steven T. Seagle), um produtor pela Cartum Network Studios Uma 6️⃣ Série Estreou robô de palpites de futebol 2005 para saber a história do artista Benjamin Tennyson - Um Menino Disasso
Aidade robô de palpites de futebol Ben 10 é 6️⃣ um dos elementos mais interessantes da série, pois ele está robô de palpites de futebol capaz do se transformar e criações muito maiores o 6️⃣ coisas velhas and poderosas que Ele mesmo. Em condições vagas baixas br />Em vidas vazias/Ben Se transformar no mundo das 6️⃣ criaturas onde estão todos os outros tipos
Binance and BAM Trading with the unregistered offer and sale of Binance's own crypto assets, including a so-called exchange token, BNB, a so-called stablecoin, Binance USD (BUSD), certain crypto-lending products, and a staking-as-a-service program; and.
Buy BNB, DOGE, XRP, BTC, ETH, USDT, TUSD, LTC, and over 500 other cryptocurrencies with your credit/debit card easily and safely. Do not send any unsupported cryptocurrencies to your Binance account or attempt to participate in an ICO using your Binance account.
Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein - As doenças bucais, embora amplamente preveníveis, ainda representam um grande problemarobô de palpites de futebolsaúde pública: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que as condições orais afetem cercarobô de palpites de futebol3,5 bilhõesrobô de palpites de futebolpessoas no mundo. As lesõesrobô de palpites de futebolcáries não tratadas, por exemplo, são as mais comuns,robô de palpites de futebolacordo com o Relatório Globalrobô de palpites de futebolStatusrobô de palpites de futebolSaúde Oral da OMS.
Publicadorobô de palpites de futebol2022, o documento aponta que a prevalência das doenças orais continua crescendo globalmente, sobretudo devido à exposição insuficiente ao flúor (no abastecimentorobô de palpites de futebolágua e nos produtosrobô de palpites de futebolhigiene oral, como cremes dentais), além do acesso precário a serviçosrobô de palpites de futebolsaúde bucal e maior consumorobô de palpites de futebolalimentos com alto teorrobô de palpites de futebolaçúcar.
“As lesõesrobô de palpites de futebolcárie acontecem através do biofilme que se forma pela adesãorobô de palpites de futebolbactérias na superfície dos dentes”, explica a cirurgiã-dentista Bruna Fronza, professora doutora da disciplinarobô de palpites de futebolOdontologia Preventiva e Restauradora aplicada à Dentística e Cariologia, do cursorobô de palpites de futebolOdontologia da Faculdade Israelitarobô de palpites de futebolCiências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). “Conforme o paciente ingere bebidas e alimentos que contêm açúcares e carboidratos, as bactérias do biofilme convertem esses alimentosrobô de palpites de futebolácidos que levam à dissolução das estruturas dentais, podendo formar cavidades nos dentes.”
A boa notícia é que a cárie é uma doença prevenível e tratável. A seguir, conheça os principais mitos e verdades sobre o assunto:
E o vilão não é apenas o açúcar usado para adoçar comidas e bebidas, mas sim qualquer alimento ricorobô de palpites de futebolcarboidrato, que vai ser metabolizado na boca e virar açúcar. Além disso, a qualidade e a frequência da higiene bucal também podem contribuir para a formação das lesões, uma vez que a escovação atua na desorganização dessas bactérias.
3. A saliva ajuda a evitar cárie
VERDADE. A nossa saliva tem um papel importante no equilíbrio fisiológico da boca e no controle da progressão da cárie. Suas funções são: fazer a limpeza mecânica e desorganizar o biofilme (que é o acúmulorobô de palpites de futebolbactérias) nos dentes; e manter o pH da bocarobô de palpites de futebolum nível neutro.
“Toda vez que nos alimentamosrobô de palpites de futebolcarboidratos e açúcares, o pH da cavidade bucal diminui, fica mais ácido. A saliva é a responsável por trazer esse pH para o básico novamente. Além disso, os sais minerais presentes na saliva são responsáveis por remineralizar o dente, que pode estar passando por um processorobô de palpites de futeboldesmineralização e, com isso, impedir a formaçãorobô de palpites de futeboluma lesãorobô de palpites de futebolcárie”, explica Bruna Fronza.
Quando a cárie progride e começa a atingir os tecidos mais profundos do dente (a dentina), chegando mais perto da polpa, a pessoa começa a ter algum tiporobô de palpites de futebolsintoma. “Mas isso não é regra. Tem paciente que chega com uma lesãorobô de palpites de futebolcárie e nunca sentiu nada. Por isso, são importantes as consultas frequentes ao dentista para acompanhamento da condiçãorobô de palpites de futebolsaúde bucal”, alerta Aline Campos.
6. O tratamento da cárie sempre envolve fazer restauração
MITO. Nem sempre um paciente com cárie terárobô de palpites de futebolfazer uma restauração. A cárie pode paralisar e pararrobô de palpites de futebolavançar se a pessoa passar a escovar corretamente os dentes, usar o fio dental e manter uma alimentação adequada, com higienização bucal frequente. “É o que chamamosrobô de palpites de futebolcárie crônica. É uma doença que pararobô de palpites de futebolprogredir, fica estável, controlada”, explica Campos.
Nesses casos,robô de palpites de futebolque a cárie ainda está no começo, um dos tratamentos indicados é a fluorterapia – que pode ser por meiorobô de palpites de futebolum creme dental ourobô de palpites de futebolum tratamento no consultório para conseguir remineralizar aquela mancha. “A pessoa pode alterar o percurso da doença se mudar seus hábitosrobô de palpites de futebolingestãorobô de palpites de futebolalimentos açucarados erobô de palpites de futebolhigienização. A cárie pode ser controlada”, destaca Aline.
MITO. O desenvolvimento da cárie não tem nenhuma relação com alterações hormonais, sejam elas da menopausa, da gestação ou qualquer outra. Os cuidados para evitar o surgimento da lesão são os mesmos, sejamrobô de palpites de futeboluma mulher jovem, na menopausa ou idosa.
9. Todo mundo vai ter cárie pelo menos uma vez
MITO. Apesarrobô de palpites de futebolser muito frequente, nem todo mundo vai desenvolver o problema. “Hojerobô de palpites de futeboldia está aumentando a proporçãorobô de palpites de futebolpessoas que não têm, nunca tiveram e provavelmente nunca vão ter lesãorobô de palpites de futebolcárie. A questão da fluoretação da água, por exemplo, foi uma das estratégiasrobô de palpites de futebolsaúde pública que ajudaram nessa redução no Brasil e no mundo”, afirma Aline Campos.
Além disso, a ofertarobô de palpites de futebolprodutosrobô de palpites de futebolhigiene bucal nos postosrobô de palpites de futebolsaúde e a inclusão das equipesrobô de palpites de futebolsaúde bucal na estratégiarobô de palpites de futebolSaúde da Família no Sistema Únicorobô de palpites de futebolSaúde (SUS) são medidas essenciais para ampliar o acesso ao dentista. “Também temos no mercado a disponibilidaderobô de palpites de futeboldiversas marcas e valoresrobô de palpites de futebolprodutosrobô de palpites de futebolhigiene bucal, o que é positivo como medidarobô de palpites de futebolprevenção para que muita gente não tenha cárie na vida”, reforça.
10. A cárie tem cura
VERDADE. A doençarobô de palpites de futebolcárie tem cura a partir do momentorobô de palpites de futebolque o paciente trata as lesões e conseguerobô de palpites de futebolforma efetiva mudar os hábitosrobô de palpites de futebolhigiene e alimentares.
11. Após ser tratada, a cárie não volta
MITO. A cárie é uma doença crônica e controlável, e é possível evitar que apareçam novas lesões. Mas, serobô de palpites de futebolalgum momento o paciente pararrobô de palpites de futebolhigienizar os dentes corretamente e tiver alguma alteração, pode ser que ela volte.
12. O flúor ajuda a prevenir a cárie
VERDADE. O flúor tem um papel protetor para os dentes. “Uma vez que ingerimos água fluoretada e utilizamos creme dental fluoretado, os íonsrobô de palpites de futebolflúor ficam disponíveis na saliva. Dessa forma, o flúor consegue se incorporar à estrutura dental, deixando-a mais resistente à desmineralização. Ele age como um reforço para que a desmineralização não aconteça tão fácil”, explica Bruna.
13. O usorobô de palpites de futebolpasta com flúor faz mal para a saúde
MITO. Vários estudos e evidências científicas comprovam os benefícios do flúor para a saúde dos dentes, desde que ele seja usado nas doses recomendadas: para uma criança com até 4 anos, a quantidaderobô de palpites de futebolcreme na pasta deve ser do tamanhorobô de palpites de futebolum grãorobô de palpites de futebolarroz; para quem tem maisrobô de palpites de futebol4 anos, do tamanhorobô de palpites de futeboluma ervilha. A concentraçãorobô de palpites de futebolflúor no creme dental deve serrobô de palpites de futebolpelo menos 1.000 partes por milhão (ppm).
O flúor, principalmente aquele presente na pastarobô de palpites de futeboldente, pode ser prejudicial somente se for ingeridorobô de palpites de futebolexcesso — o que não é comum. “É importante um responsável sempre acompanhar a criança durante a escovação para garantir que a quantidaderobô de palpites de futebolpasta colocada estejarobô de palpites de futebolacordo com o recomendado e evitar que a criança engula pastarobô de palpites de futeboldenterobô de palpites de futebolexcesso”, alerta Campos.
Um dos possíveis prejuízos que existe – apenas para as crianças – é o desenvolvimento da fluorose, que são manchas brancas estriadas nos dentes, que se desenvolvem no períodorobô de palpites de futebolque eles estão erupcionando. “Adultos não desenvolvem fluorose, somente crianças, pois é justamente no período da formação dos dentes que ocorrerobô de palpites de futebolformação”, explica Aline.
Segundo ela, essas manchas não causam nenhum outro tiporobô de palpites de futebolprejuízo à saúde, é apenas uma questão estética. Entre as estratégiasrobô de palpites de futeboltratamento estão clareamento dental, microabrasão ou restaurações.
14. Escovar os dentes previne cárie
VERDADE. Essa é uma das principais estratégiasrobô de palpites de futebolprevenção para o desenvolvimento da cárie: fazer uma boa escovação,robô de palpites de futebolmaneira eficiente, pelo menos duas vezes por dia, com a pasta fluoretada, é o suficiente para garantir a proteção dos dentes contra a cárie.
O movimento da escovação tem que ser suave, a pontorobô de palpites de futebolnão causar nenhum tiporobô de palpites de futeboltrauma na gengiva – por isso, a escova precisa ter cerdas macias. “Não precisa colocar força no movimento, apenas fazer o suficiente para desorganizar as bactérias do biofilme. A pastarobô de palpites de futeboldente é um coadjuvante nesse processo, um auxiliar devido àrobô de palpites de futebolcomposição fluoretada. Mas o mais importante é como é feita a escovação”, destaca Campos.
MITO. Se a pessoa já usa um creme dental fluoretado, não tem necessidaderobô de palpites de futebolusar um enxaguante bucalrobô de palpites de futebolrotina para prevenção da cárie. “Em alguns casos, prescrevemos o usorobô de palpites de futebolenxaguantes bucais com um princípio ativo específico (como a clorexidina), para o tratamentorobô de palpites de futeboldoenças gengivais, e não da cárie. O uso é limitado,robô de palpites de futeboltornorobô de palpites de futebol15 dias, e ele atua como remédio”, diz Campos.
A professora Bruna Fronza diz que não há problemasrobô de palpites de futebolusar enxaguantes regularmente, desde que sejam sem álcool, já que essa substância resseca a mucosa da boca. “Mas eles não previnem a cárie”, frisa. Campos concorda: “Não tem problema usar, mas não adianta achar que vai substituir a escovação pelo enxaguante bucal, porque não vai funcionar. “
16. A cárie é um problemarobô de palpites de futebolsaúde pública
VERDADE. A cárie é considerada um problemarobô de palpites de futebolsaúde pública por ser uma doença multifatorial e social – estudos apontam que, além dos fatoresrobô de palpites de futebolrisco convencionais (como açúcar e higienização), ela tem relação também com as condições socioeconômicas da família, graurobô de palpites de futebolescolaridade da mãe, cultura, comportamentos, conhecimento, entre outros. Dessa forma, o acesso ao serviçorobô de palpites de futebolsaúde é fundamental para a prevenção e o controle da doença.
“A cárie é uma doença muito complexa e é difícilrobô de palpites de futebolerradicar, mas temos que ampliar as estratégias para minimizar os riscos e conseguir garantir que todos esses fatores interfiram o mínimo possível no desenvolvimento dessa doença”, comenta Campos.
17. Antibiótico causa cárie
MITO. É muito comum a crençarobô de palpites de futebolque crianças que tomam antibiótico têm dentes mais fracos e com mais lesõesrobô de palpites de futebolcárie. “Isso não é verdade. Se uma criança tomou muito antibiótico, é porque ficou muito doente. O que pode acontecer é que, nesse período da doença, os cuidados com os dentes podem ter sido deixadosrobô de palpites de futebollado. Além disso, o antibiótico é açucarado erobô de palpites de futebolingestão por um período prolongado acaba aumentando o risco. Mas isso não tem a ver com o produto antibiótico, e sim uma possível faltarobô de palpites de futebolcuidados na higienização”, observa Campos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entrerobô de palpites de futebolcontato com redacao@brasil247.com.br.