HOME > Cultura

Quincy Jones, lenda da música que trabalhou com Sinatra e Michael Jackson, morreLos Angeles

Quincy Jones morreu no domingo, aos 91 anosidade

Quincy Jones durante FestivalFazzMontreux 29/6/2018 REUTERS/Denis Balibouse (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)

✅ Receba as notícias do Brasil e da TV no Telegram do e no canal do no WhatsApp.

de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

sporting braga u23

mpetitivos e 104 vitórias para os 100 do Barcelona que 52 empate, A partir o jogo

adoem [ k0)| 14 👍 janeiro. 2024 Junto Como Athletic BilbaO - eles são dos únicos

Reuters - Quincy Jones, o homem conhecido simplesmente como "Q", foi uma grande influência na música norte-americanaseu trabalho com artistas que vãoCount Basie a Frank Sinatra e reformulou a música popsuas colaborações com Michael Jackson.

Jones morreu no domingo, aos 91 anosidade, informou seu agente.

Houve muito pouco que Jones não fezuma carreira musicalmais65 anos. Ele foi trompetista, líderbanda, arranjador, compositor, produtor e ganhador27 prêmios Grammy.

Viciadotrabalhoestúdio e virtuosolidar com egos delicados, ele deu forma a gravaçõesgrandes nomes do jazz, como Miles Davis, produziu Sinatra e montou o conjuntosuperestrelas que gravou "We Are the World",1985, o maior sucesso da época.

INVASÃO MUSICAL - Quincy Delight Jones Jr. nasceu14março1933,Chicago. Quando menino, ele desejava ser um gângster como os que viaseu complicado bairro. Ele tinha 7 anos quandomãe foi levada para uma instituição mental. Seu pai, um carpinteiro, casou-se novamente e transferiu a família para Bremerton, no EstadoWashington, onde o jovem Quincy seguiu uma vidapequenos delitos.

Jones disse que seu interesse pela música floresceuBremerton, quando ele e alguns amigos encontraram um piano depoisentrarem sorrateiramente no centro comunitário do conjunto habitacional segregado da época da guerra onde moravam.

Ele experimentou diferentes instrumentos na banda da escola antesse decidir pelo trompete e, aos 13 anos, já tocava jazz, música popular e rhythm-and-bluescasas noturnas. Aos 14 anos,Seattle, Jones conheceu Ray Charles,16 anos, ainda não famoso, que o ensinou a fazer arranjos e compor músicas.

Basie e o trompetista Clark Terry também foram mentores do jovem Jones e ele ganhou uma bolsaestudos para o que viria a ser a Berklee School of Music,Boston. No entanto, ele desistiu da bolsa para ir para a estrada com a bandaLionel Hampton como trompetista adolescente no início dos anos 1950.

Na Mercury, Jones conseguiu seu primeiro trabalhotrilha sonorafilme, "O Homem do Prego",Sidney Lumet Ele passou a fazer a trilha sonoraquase 40 filmes, incluindo "No Calor da Noite", "A Sangue Frio", "O OuroMackenna", "O Mágico Inesquecível" e parte da minissérietelevisão "Raízes".

As pessoas com quem Jones trabalhou preencheriam um hall da fama do jazz ou do R&B: Basie, Gillespie, Tommy Dorsey, Dinah Washington, Nat King Cole, Sarah Vaughan, Aretha Franklin. Mas ele também produziuoutros gêneros com, entre outros, Paul Simon, Amy Winehouse, Barbra Streisand e Donna Summer.

Ele fez o arranjo do sucessoSinatra, "Fly Me to the Moon", que o astronauta Buzz Aldrin tocouuma fita cassete durante o primeiro pouso na lua1969. Anos depois, Jones disse à revista GQ que Sinatra "me ligou e parecia uma criança: 'Temos a primeira música na lua, cara!"

Suas próprias gravações foram igualmente ecléticas, variando do jazz ao soul, do africano ao brasileiro. Em 1991, seu disco "Back on the Block" ganhou o Grammyálbum do ano e também Grammys nas categorias rap, rhythm and blues, jazz fusion e instrumental.

Em 1985, Jones, Michael Jackson e o cantor Lionel Richie organizaram "We Are the World", um disco para arrecadar dinheiro para combater a fome na Etiópia. O enorme coroestrelas contou com a participaçãoRay Charles, Bob Dylan, Diana Ross, Bruce Springsteen e Smokey Robinson. Jones deu o tom da sessãogravação com um cartaz que dizia: "Deixe seu ego na porta".

Michael Jackson morreu2009, e Jones posteriormente processou o espólio do cantor, alegando que foi "enganadomuito dinheiro"royalties. Em julho2017, um júriLos Angeles concedeu a Jones 9,4 milhõesdólares.

Jones criouprópria gravadora, a Qwest, bem como a Vibe, uma revista que cobria o mundo do hip-hop, e teve várias fundações e projetos humanitários.

Ele continuou lançando novos projetos bem depois da idade tradicionalaposentadoria. Em 2018, Jones, então com 84 anos, disse à revista GQ: "Nunca estive tão ocupadominha vida".

Jones foi casado três vezes. Sua primeira esposa foi Jeri Caldwell,namorada do ensino médio, com quem teve uma filha;segunda esposa foi a modelo sueca Ulla Andersson, com quem teve dois filhos, incluindo Quincy 3º, que se tornou produtorhip-hop.

Sua terceira esposa foi a atriz"Mod Squad", Peggy Lipton, com quem teve duas filhas, incluindo a atriz Rashida Jones. Ele teve outros dois filhos foraseus casamentos, incluindo um com a atriz Nastassja Kinski.

iBest: é o melhor canalpolítica do Brasil no voto popular

Assine o, apoie por Pix, inscreva-se na TV, no canal Cortes e assista:

Relacionados