TVsite lampionsbet logo
    HOME > Brasil Sustentável

    "Não há independênciasite lampionsbetmundo racista", diz ativista luso-senegalês

    Intelectual antirracista participousite lampionsbetevento no Riosite lampionsbetJaneiro

    Mamadou Baila Ba (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasilsite lampionsbet e da TVsite lampionsbet no Telegram dosite lampionsbet e no canal dosite lampionsbet no WhatsApp.

    site lampionsbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    s e você só pode resgatá-los dentro do seu país comprado. Pague usando dinheiro ou via

    OS usando seu cartão site lampionsbet 👍 crédito / débito. Ajuda English - Paysafe card paysafecarck :

    ucionais,de varejo e individuais. Aproximadamente 26,77% das ações da empresa são

    S por investimentos internacionais), 0,09% São DEtidodas Por Insidersing E 🔔 732,14%

    bancos que a bet365 aceita

    Nossa intensa coleção site lampionsbet jogos site lampionsbet corrida site lampionsbet carros traz os

    veículos mais rápidos do mundo! Essa é a sua 🍇 chance site lampionsbet sentar site lampionsbet {k0} um carro de

    Por Brunosite lampionsbetFreitas Moura, repórter da Agência Brasil - Na véspera do feriado da Independência, quando o Brasil completará 202 anossite lampionsbetrompimento formal com o colonialismo, o intelectual negro luso-senegalês Mamadou Baila Ba – uma das mais proeminentes vozes antirracistassite lampionsbetPortugal – questiona a ideiasite lampionsbetindependência onde há racismo.

    “Não é possível ser independentesite lampionsbetum mundo racista”, diz o ativista, que participou, na quinta-feira (5), do 2º Congresso Internacionalsite lampionsbetEstudos Afrodiaspóricos, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), no Riosite lampionsbetJaneiro.

    A declaração foi feita ao ser perguntado pela Agência Brasil se a população negra brasileira pode se considerar independente. Mamadou Ba estendeu a opinião dele para qualquer lugar do mundosite lampionsbetque haja racismo. E citou o período da pandemiasite lampionsbetcovid-19, iniciadasite lampionsbet2020, como exemplo.

    "Quem foram os soldados da guerra contra a pandemia? Foram os corpos negros. Foi o exército mobilizado para que a economia não parasse. No mundo ocidental foi muito evidente. Os trabalhos essenciais da economia, quem os sustentou? Distribuição, unidades fabris, supermercados, quem? Corpos não brancos. Em todos os lados do mundo, é global", afirmou o intelectual, que fez sinalsite lampionsbetaspas ao usar a palavra "essenciais".

    “Se não tivéssemos nos amado, não teríamos sobrevivido”, sentencia. “Um dos principais atributos da identidade diaspórica foi transformar memóriasite lampionsbetresistência. O aquilombamento serviu para nos defender.”

    Mamadou Ba defende que a identidade afrodiaspórica deve buscar, mais do que igualdade, a soberania.

    “Uso pouco a palavra igualdade. É uma questãosite lampionsbetestratégia para mim. Não quero ser igual a ninguém. Quero ser respeitado. Igualdade é uma consequência do respeito”, diz o ativista.

    Para ele, uma formasite lampionsbetconquistar o respeito e reconhecimento passa por mudanças nos currículos escolares.

    “É preciso descolonizar os currículos. Não queremos reescrever a história, queremos escrever a nossa história. Não é questãosite lampionsbetsectarismo. É questãosite lampionsbetafirmação”, disse ele, que exemplificou uma iniciativa do país natal, Senegal, onde algumas escolas ensinam a línguasite lampionsbetpovos originários. “A língua é uma ferramentasite lampionsbetpoder.” Senegal foi colônia francesa, sendo o francês o idioma oficial.

    “Não trazer a narrativa sósite lampionsbetsofrimento,site lampionsbetdor, massite lampionsbettransformação, força, potências, sensibilidade. Uma construçãosite lampionsbetvida que passa pela construçãosite lampionsbetarte, intelectualidade, processossite lampionsbetaprendizado esite lampionsbetsaberes.”

    iBest:site lampionsbet é o melhor canalsite lampionsbetpolítica do Brasil no voto popular

    Assine osite lampionsbet, apoie por Pix, inscreva-se na TVsite lampionsbet, no canal Cortessite lampionsbet e assista:

    Relacionados