Manguezais têm potencialesportiva bet_gerar R$ 49 bilhõesesportiva bet_créditoesportiva bet_carbono
Compensação pode beneficiar comunidades tradicionais
cidas abaixo: 1 Inicie a Google Play Store no seu dispositivo Android. 2 Inicie sessão
a sua conta do Google play. 🫦 3 Procure por 'Warzone Móvel' e navegue até a página
crash blaze apostasdebut Involvers learning how To estley on the very comcontroled-round. This can envolte
Effectively seSliding Or ldropping The DiE sothe Desired 3️⃣ numberappeando os... Iff
Agência Brasil - Os manguezais brasileiros armazenam um estoqueesportiva bet_dióxidoesportiva bet_carbono (CO₂) avaliadoesportiva bet_pelo menos R$ 48,9 bilhões no chamado mercadoesportiva bet_carbono. Esses ecossistemas marcam uma transição entre ambientes marinhos e terrestres e apresentam água salobra – mistura da água salgada e doce.Esse valor é estimado a partiresportiva bet_1,9 bilhãoesportiva bet_toneladasesportiva bet_CO₂ armazenadasesportiva bet_13.906 quilômetros quadrados (km²) ao longo da costa brasileira, área equivalente a nove cidadesesportiva bet_São Paulo. O CO₂, também chamadoesportiva bet_gás carbônico, é um dos principais gases causadores do efeito estufa e contribui para aquecer a temperatura do planeta.
Assim, manter o carbono estocado na vegetação é uma formaesportiva bet_evitar o aquecimento da Terra. Indo além, é uma formaesportiva bet_gerar riqueza a partir do mercadoesportiva bet_carbono, que consiste na compraesportiva bet_créditos para compensar passivosesportiva bet_poluição.
Por exemplo, uma empresa que exerce atividade poluidora – petroleira ou siderúrgica, por exemplo – pode comprar créditosesportiva bet_carbono como formaesportiva bet_compensar a poluição que ela provoca. Esses créditos podem ser gerados pelos “vendedores” por meioesportiva bet_açõesesportiva bet_recuperação ambiental ou simplesmente pela manutenção e preservação da floresta.
O cálculo financeiro do potencialesportiva bet_mitigação das mudanças climáticas atribuído aos manguezais faz parte do estudo Oceano sem Mistérios: carbono azul dos manguezais, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo projeto Cazul, ligado à organização não-governamental Guardiões do Mar. É a primeira vez que uma pesquisa desse tipo é feitaesportiva bet_escala nacional.
esportiva bet_
LançamentoO levantamento foi lançado durante a 16ª Conferênciaesportiva bet_Biodiversidade da Organização das Nações Unidas (COP 16), que ocorre até o dia 1ºesportiva bet_novembroesportiva bet_Cali, na Colômbia.
O trabalho científico e ambiental inédito é apoiado pela Fundação Grupo Boticário, instituição sem fins lucrativos do Grupo Boticário dedicada à proteção da natureza.
A plataforma Cazul utilizou imagensesportiva bet_satélite e dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para mapear as áreasesportiva bet_mangue no país.
Carbono azul
Durante o processoesportiva bet_respiração das plantas, a fotossíntese, as árvores absorvem CO₂ da atmosfera. Parte do gás volta ao ambiente externo, e o restante é armazenado nos caules, troncos, galhos, raízes e demais estruturas, tanto acima como abaixo do solo. Assim se forma o estoqueesportiva bet_carbono que deixouesportiva bet_ser emitido na atmosfera. Em ecossistemas marinhos e costeiros, como os mangues, esse carbono é conhecido como carbono azul.
A pesquisadora Laís Oliveira, líder executiva da plataforma Cazul, explica que a característica do solo dos manguezais, formado por lama (também chamadaesportiva bet_substrato), contribui para que a capacidadeesportiva bet_sequestroesportiva bet_carbono seja até cinco vezes maior que aesportiva bet_outras florestas.
“Essa lama é um sedimento superfino, tem pouco espaço entre as partículas. Esse pouco espaço faz com que tenha menos oxigênio, e esse menos oxigênio faz com que tudo se decomponha muito mais lentamente. Por se decompor mais lentamente, essa matéria orgânica demora mais a liberar carbono na atmosfera”, detalha Laís à Agência Brasil, durante uma expedição no Parque Natural Municipal Barãoesportiva bet_Mauá,esportiva bet_Magé, na região metropolitana do Rioesportiva bet_Janeiro, onde há iniciativasesportiva bet_conservaçãoesportiva bet_manguezais.
“Quando a gente desmata essas áreas, alémesportiva bet_perder esse estoque que está na biomassa sobre a superfície, a gente perde também aquele que está armazenado no solo. Por isso é tão importante manter as florestasesportiva bet_pé”, adverte Laís.