TVbetpix365 classica logo
    Ediel Ribeiro avatar

    Ediel Ribeiro

    Jornalista, cartunista e escritor

    205 artigos

    HOME > blog

    Elifas Andreato, nosso Michelangelo

    Elifas Andreato, o designer ergráfico referência do meu tempo

    Elifas Andreato (Foto: Arquivo pessoal)
    betpix365 classica de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

    tões SIM. Medindo apenas 12,3 mm x 8,8 mm X 0,67 mm, um Nano SIM é uma fração do

    do 💵 cartão SIM 1FF original e substancialmente menor do que a segunda e terceira

    Today we're happy to reveal the PlayStation Plus Monthly Games for July. The Monthly Games lineup of Call of Duty: Black Ops Cold War, Alan Wake Remastered and Endling  Extinction is Forever will be available to PlayStation Plus members on Tuesday, July 4 until Monday July 31.
    If you buy the PS5 Digital Edition, then you'll need to buy the PS4 game digitally to play it on your PS5. Are you keeping up? Right, there's more: if you buy the Blu-ray version of Call of Duty: Black Ops Cold War on PS5, you'll be able to play it on your PS5  but it won't work on your PS4 at all.

    quantum roleta

    mpra betpix365 classica M4A1-S Prism Beast e Knuckles-Infernal Dragon VVIP desafio lateral por 14 dias.

    2 Como recompensa para a promoção Compra 6️⃣ do Utilizador Venda árduulamentousada 1948 ty

    Rio - Para o presidente Jair Bolsonaro não houve um golpe militar no país no dia 31betpix365 classicamarçobetpix365 classica1964. 

    Para o capitão, a ditadura militar brasileira — que chegou a fechar o Congresso Nacional, cassar parlamentares e restringir liberdades civis, inclusive com a morte e torturabetpix365 classicaopositores e vigoroubetpix365 classica1964 a 1985 - nunca existiu.

    No entanto, para a grande maioria dos brasileiros - exceto os bolsominios, claro - ela existiu e ainda dóibetpix365 classicanós. Hoje,betpix365 classicapleno aniversáriobetpix365 classica58 anos do Golpe Militarbetpix365 classica1964, perdemos Elifas Andreato, um dos artistas mais combativo do país. 

    Combetpix365 classicamorte, muito se falou sobre a arte e o talento do genial artista, mas pouco se falou do Elifas Andreato, militante político.

    Na décadabetpix365 classica60, foi estagiáriobetpix365 classicaagênciasbetpix365 classicapublicidade e na Editora Abril, onde começou a conviver com jornalistas que se tornaram seus grandes mestres. Mesmo sem instrução formalbetpix365 classicauma escolabetpix365 classicaartes oubetpix365 classicauma faculdade, tornou-se referência no meio intelectual e artístico do país e professorbetpix365 classicaArtes na USP. 

    Sua convivência no meio intelectual, no fim da décadabetpix365 classica1960 e início dabetpix365 classica1970, levou-o à militância política e, consequentemente, à perseguição por parte dos militares. Fez estágio nas revistas ‘Quatro Rodas’, ‘Realidade’, ‘Cláudia’ e ‘Veja’. Mas foi a partirbetpix365 classica1968, quando os militares decretaram o AI-5, que entroubetpix365 classicacabeça na militância política.

    Na época, Elifas, junto com a mulher, a fotógrafa Iolanda Huzak, e o repórter Carlos Azevedo, que trabalhava na revista ‘Realidade’, criou o jornal ‘Libertação’ da Ação Popular (AP). Azevedo escrevia o jornal, e Elifas diagramava e ilustrava. O tablóide era produzidobetpix365 classicaum mimeógrafo na casabetpix365 classicaElifas que também serviabetpix365 classicaabrigo para militantes clandestinos.

    No final da décadabetpix365 classica60, fez, juntamente com Azevedo, ‘O Livro Negro da Ditadura Militar’,betpix365 classicaestêncil, uma máquina primitiva que tem uma tela finabetpix365 classicaque se pode desenhar. Nele, Elifas criou a famosa e icônica caveira com o quepe militar. 

    “Nós tínhamos, no início, algumas formasbetpix365 classicaburlar a censura, como fazia ‘O Estadobetpix365 classicaS. Paulo’, publicando receitasbetpix365 classicabolo no lugar das matérias censuradas. O ‘Opinião’, assim como ‘O Pasquim', era um jornalbetpix365 classicaoposição. Às vezes, nem dormíamos, pois éramos obrigados a fazer duas ou três capasbetpix365 classicauma mesma publicação. 

    Quando não censuravam uma ilustração, censuravam parte ou mesmo textos inteiros, então tínhamosbetpix365 classicacriar anúncios no lugar deles, por exemplo. Mas várias vezes conseguimos ludibriar a censura.

    Naquela época, a gráfica que utilizávamos era a do ‘Jornal do Brasil’, que ficava na Lapa, bairro boêmio do Rio. As prostitutas e os travestis acabaram tornando-se nossos protetores. Toda vez que a polícia chegava, eles davam um jeitobetpix365 classicanos avisar do perigo.

    Quando o jornal saía, um censor verificava se aquilo que tinha sido aprovado era o que havia sido impresso.

    Em 1968, um grupobetpix365 classicaextrema direita chamado Comandobetpix365 classicaCaça aos Comunistas invadiu um teatro onde a peça ‘Roda Viva’,betpix365 classicaChico Buarque, era encenada, destruiu o cenário e espancou os atores.

    Passei a fazer cartazesbetpix365 classicateatro. Como quase sempre os espetáculos eram censurados, os cartazes passavam pelo mesmo crivo. Quando o diretor Fernando Peixoto montou a peça ‘Mortos sem Sepultura’, do Jean-Paul Sartre, que se passa durante a Segunda Guerra, fiz um cartaz com um sujeito num pau-de-arara e, para disfarçar, botei um soldado alemão na frente. A censura viu aquilo, foi ao teatro e apreendeu os cartazes.

    Quando me perguntaram o porquê do pau-de-arara no cartaz, aleguei que se tratavabetpix365 classicauma peçabetpix365 classicaum autor francês, que se passava na França durante a Segunda Guerra. E o censor respondeu: “vamos recolher, porque pau-de-arara é uma invenção brasileira”.

    Quando Vladimir Herzog foi assassinado, todas as pessoas envolvidas na militância e os simpatizantes ficaram apavorados. Herzog era um jornalista que trabalhava no ‘Jornal da Cultura’, tinha endereço e era conhecido. 

    Foi o período mais marcante para todo esse grupo ao qual eu pertencia. Nós também começamos a ser perseguidos, mas felizmente a repercussão do assassinato dele, já no governo Geisel, provocou a demissão do comandante do Segundo Exército, e as coisas aos poucos foram amenizando-se. 

    Naquele momento, quando fundei o Jornal ‘Opinião’, descobri que a ditadura montou um país que começava a ser retratado pela Rede Globo como o país ideal, o país do milagre. Então, a realidade que a fotografia não oficial registrava era muito inconveniente, havendo grande censura nessa área. 

    Percebemos nisso a chance para resgatar os ilustradores, caricaturistas e chargistas. Loredano, Castor, Chico Caruso, Angeli, Laerte, todos começaram ali. Era a oportunidade de, com esperteza, fazer ressurgir a ilustração na imprensa brasileira”, disse.

    Elifas Vicente Andreato foi especialmente reconhecido como ilustradorbetpix365 classicainúmeras capasbetpix365 classicadiscosbetpix365 classicavinil nos anos 70, incluindo grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Chico Buarquebetpix365 classicaHolanda, Elis Regina, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Toquinho e Viníciusbetpix365 classicaMoraes, entre outros.

    Elifas Andreato foi para as capas dos discos, o mesmo que José Luiz Benício foi para os cartazesbetpix365 classicacinema. Nasceubetpix365 classicaRolândia, no Paraná, no dia 22betpix365 classicajaneirobetpix365 classica1946 e morreubetpix365 classicaSão Paulo, no dia 29betpix365 classicamarçobetpix365 classica2022. 

    * Este é um artigobetpix365 classicaopinião,betpix365 classicaresponsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasilbetpix365 classica.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entrebetpix365 classicacontato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasilbetpix365 classica e da TVbetpix365 classica no Telegram dobetpix365 classica e no canal dobetpix365 classica no WhatsApp.

    iBest:betpix365 classica é o melhor canalbetpix365 classicapolítica do Brasil no voto popular

    Assine obetpix365 classica, apoie por Pix, inscreva-se na TVbetpix365 classica, no canal Cortesbetpix365 classica e assista: